Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

HOJE | ADJUDICAÇÃO DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES E PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR

Cerimónia assinalada pelo Secretário de Estado do Mar

Às 12 horas de hoje, dia 5 de Agosto, o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, vai realizar a sua primeira visita oficial ao Porto de Leixões assinalando a adjudicação da construção do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões e Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, uma obra orçada em 25 milhões de euros e co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte.

Concluída a primeira fase do projecto com a inauguração do novo Cais de Cruzeiros, que permitiu o aumento do número de navios de cruzeiros com escala no Porto de Leixões, dá-se agora início à segunda fase do Terminal de Cruzeiros de Leixões com a construção do edifício que irá acolher a Estação de Passageiros e espaços de investigação e divulgação científica da Universidade do Porto, no âmbito do projecto do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar.

Reforçando a aposta estratégica de Portugal no Mar, o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar é uma parceria entre a APDL, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Universidade do Porto dedicada à exploração do potencial científico e económico do Mar.

Encerrado o concurso público internacional, a empreitada de construção do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões será adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas OPWAY, Engenharia SA e Ferreira – Construção SA, por 24,85 milhões de euros (o valor base era de 28,85 milhões) e um prazo de construção de 24 meses.

Após uma reunião de trabalho com a Administração dos Portos do Douro e Leixões, o Secretário do Estado do Mar fará uma breve visita às instalações do Porto que culminará no local do futuro edifício (Molhe Sul do porto de Leixões, Matosinhos). Será aí, pelo meio-dia, que Manuel Pinto de Abreu irá assinalar a adjudicação da empreitada, numa cerimónia que contará ainda com a presença do presidente da APDL, João Pedro Matos Fernandes, e o reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos.

Por questões de segurança, os jornalistas que desejem fazer a cobertura da cerimónia terão de ser previamente credenciados, pelo e-mail imprensa@apdl.pt, com indicação de nome e número de Bilhete de Identidade de cada um dos profissionais que estarão presentes.

Os jornalistas que se dirigirem ao Porto de Leixões de automóvel próprio devem entrar pela portaria por baixo da Ponte Móvel, em Matosinhos, onde serão encaminhados para o novo Cais de Cruzeiros. Os que se dirigirem a pé, podem entrar pelo portão do Molhe Sul, junto à Praia de Matosinhos, onde têm um autocarro que os leva ao Cais, uma vez que, por questões de segurança, não é permitida a deslocação a pé naquele local.

Mais informações: 22 999 07 00 - imprensa@portodeleixoes.pt
 







Artigos relacionados:

  • Incubadora de empresas «do mar» avança em Leixões
  • Mercadorias movimentadas pela ferrovia registaram um aumento de 60%
  • Porto de Leixões volta a registar crescimento nos cruzeiros
  • Exportações por Leixões crescem 24%