Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
FAROL DO PENEDO DA SAUDADE
Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
O capitão de fragata Francisco Maria Pereira da Silva, à data Inspector de Faróis, no seu levantamento de 1866, dos locais escolhidos para edificação de faróis de segunda e terceira ordem, ao longo da costa de Portugal, antevia a necessidade de erigir um farol na posição aproximada onde hoje se localiza o farol do Penedo da Saudade.
Em 1902, uma Comissão nomeada para o efeito, resolveu aceitar o ponto denominado Penedo da Saudade que dista 25,5 milhas do Cabo Mondego e 30,5 milhas da Berlenga, ficando numa posição intermédia entre os dois, tendo o terreno onde está o edifício do farol mais uma faixa de 10 metros de largura em redor, sido cedido pelas Matas do Reino.
O Farol do Penedo da Saudade entrou em funcionamento a 15 de Fevereiro de 1912, exactamente dois meses antes do naufrágio do Titanic; tem uma uma torre com 32 metros de altura e 55 metros de altitude. A fonte luminosa utilizada era a incandescência pelo vapor de petróleo. De Março de 1916 a Dezembro de 1919 o farol esteve apagado devido à Primeira Grande Guerra.
Em Julho de 1947, foi electrificado com a montagem de dois grupos electrogéneos. O farol começou a funcionar com incandescência eléctrica, sendo instalada uma lâmpada de 6000 watts, tendo em 1966 sido reduzida a potência da fonte luminosa e instalada uma lâmpada de 1500 watts.
MAIS DETALHES AQUI
Postal de 1976
Artigos relacionados: