Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Incubadora de empresas «do mar» avança em Leixões
Dentro de dois anos, o porto de Leixões albergará uma incubadora de empresas criadas com base na investigação realizada no Pólo do Mar da Universidade do Porto. O concurso para a adaptação do edifício foi agora lançado.
O investimento previsto é de 3,1 milhões de euros e será suportado pela Universidade do Porto, através da UPTEC – Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela. A APDL cede o edifício, localizado nas imediações da sede da administração portuária e do centro de formação.
O projecto da “Incubadora do Pólo do Mar da UPTEC” é uma das componentes da parceria estabelecida entre a APDL e a Universidade do Porto sobre a criação do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar.
Outra valência localizar-se-á em pleno edifício do novo terminal de cruzeiros de Leixões (também com conclusão prevista para 2013), que albergará a sede do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, além de espaços de investigação e divulgação científica relacionada com o mar.
A incubadora de empresas disporá de 1 700 metros quadrados para albergar start-up e spin-off resultantes de projectos de investigação desenvolvidos no seio da Universidade do Porto. Poderão ali acolher-se também centros de I&D de empresas já instaladas no mercado e que queiram dessa forma desenvolver sinergias com o meio científico.
Para o futuro, o projecto do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar contempla ainda a instalação de um parque industrial nas imediações do porto de Leixões (onde possam ser realizados os processos industriais dos produtos desenvolvidos na incubadora). Para tal a parceria entre a APDL e a Universidade do Porto contará também com o apoio da Câmara de Matosinhos.
FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS