Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Incubadora de empresas «do mar» avança em Leixões

Dentro de dois anos, o porto de Leixões albergará uma incubadora de empresas criadas com base na investigação realizada no Pólo do Mar da Universidade do Porto. O concurso para a adaptação do edifício foi agora lançado.

O investimento previsto é de 3,1 milhões de euros e será suportado pela Universidade do Porto, através da UPTEC – Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela. A APDL cede o edifício, localizado nas imediações da sede da administração portuária e do centro de formação.

O projecto da “Incubadora do Pólo do Mar da UPTEC” é uma das componentes da parceria estabelecida entre a APDL e a Universidade do Porto sobre a criação do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar.

Outra valência localizar-se-á em pleno edifício do novo terminal de cruzeiros de Leixões (também com conclusão prevista para 2013), que albergará a sede do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, além de espaços de investigação e divulgação científica relacionada com o mar.

A incubadora de empresas disporá de 1 700 metros quadrados para albergar start-up e spin-off resultantes de projectos de investigação desenvolvidos no seio da Universidade do Porto. Poderão ali acolher-se também centros de I&D de empresas já instaladas no mercado e que queiram dessa forma desenvolver sinergias com o meio científico.

Para o futuro, o projecto do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar contempla ainda a instalação de um parque industrial nas imediações do porto de Leixões (onde possam ser realizados os processos industriais dos produtos desenvolvidos na incubadora). Para tal a parceria entre a APDL e a Universidade do Porto contará também com o apoio da Câmara de Matosinhos.

FONTE: TRANSPORTES & NEGÓCIOS