Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NO CAE, ATÉ 21 DE AGOSTO

Folheando álbum de memórias da Figueira da Foz e do seu porto

A presença de inúmeras pessoas, a somar ao interesse patenteado e ao prazer com que se folheava álbum de memórias da Figueira da Foz e do seu porto, resume o acto inaugural da exposição “Cais da Memória (1)”, no passado sábado, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE).

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), José Luís Cacho, procedeu à entrega ao Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, do espólio constante da exposição, em formato digital, para posterior usufruto da comunidade figueirense, em iniciativas que a autarquia decida levar a efeito.

Por seu turno, a empresa “Jogo de Sombras”, que patrocina a exposição, decidiu oferecer também ao município a totalidade dos materiais da exposição em sala, para eventual circuito de itinerância a promover pelos serviços culturais da autarquia.

“Cais da Memória (I)” promete-se “primeiro episódio de uma viagem pela Figueira da Foz de outros tempos, olhando o vigor dos Homens que lhe ofereceram um porto, que lhe sangraram o belo estuário, pese a força indómita dos temporais que também por cá insistiram em esculpir ferrete”.

Primeiro episódio em sala, também na web, aqui em várias “salas”. A presença da exposição na web foi sublinhada, tanto pelo administrador portuário como pelo líder da CMFF, sabendo-se a importância deste recurso, nos dias de hoje. Salas abertas para o mundo…

Plantas do Porto e Barra da Figueira da Foz – 1801-1991” e “Cais da Memória – 1875-1928”, são os dois primeiros vídeo-fotos publicados no Canal do Porto da Figueira da Foz no YOUTUBE.

Outros mais se seguirão, nos próximos dias, o mesmo valendo para os sites, formato que permite visualização diferente da dos vídeos.
O site “CAIS DA MEMÓRIA - PORTO E CIDADE DA FIGUEIRA DA FOZ (de finais do século XIX a 1928)”, encontra-se disponível aqui.

Com organização da APFF, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, CAE e Jogo de Sombras.

Cartaz da exposição
 







Artigos relacionados:

  • Cais da Memória - 1930-1939
  • Cais da Memória - Vértices de Triangulação
  • Cais da Memória - 1875-1928