Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O MELHOR SEMESTRE DE SEMPRE NA HISTÓRIA DE LEIXÕES

Exportações por Leixões crescem 24%

O Porto de Leixões encerrou o primeiro semestre de 2011 com o melhor registo de movimentação de mercadorias de toda a sua história. O volume de mercadorias movimentadas no Porto de Leixões cresceu em quase todos os grupos, totalizando um valor recorde de mais de 8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12% face ao período homólogo de 2010.

A carga exportada através de Leixões aumentou 24%, totalizando cerca de 2 750 mil toneladas. Os principais destinos da carga exportada a partir de Leixões durante este período foram Angola, Estados Unidos da América, Reino Unido, Holanda, Espanha e Argélia. Para estes países foram transportadas mercadorias como papel e cartão; fios, tecidos e artigos têxteis; bebidas; cimento; ferro e aço; matérias plásticas; azulejos e mosaicos; máquinas e aparelhos; e produtos refinados.

O maior crescimento nas mercadorias em Leixões nos primeiros seis meses deste ano registou-se na carga geral fraccionada, que atingiu um valor de 51% em relação a 2010, com um total de 462 mil toneladas movimentadas, sendo mais de metade do valor, carga para exportação. Os granéis sólidos tiveram também um significativo aumento de 39% face ao ano anterior, registando neste primeiro semestre mais de 1,4 milhões de toneladas movimentadas.

No entanto, continua a ser a carga contentorizada a grande responsável pelo crescimento de mercadorias no Porto de Leixões. De Janeiro a Junho de 2001, foram movimentadas em Leixões cerca de 2,7 milhões de toneladas, um aumento de 13% em relação a igual período de 2010. Em Leixões foram movimentados neste primeiro semestre 162 mil contentores, a que corresponde 257 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional de contabilização do volume de um contentor de carga).