Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL [BRASIL]

«Município e Gestão Portuária» é o tema em destaque

Os prefeitos municipais de Santos, Estado de São Paulo, e de Vitória, Estado do Espírito Santo, expõem seus pontos de vista sobre a articulação dos Governos municipais com as administrações portuárias. Uma questão que tem dimensões urbanas, ambientais, sociais e económicas, num momento em que o Brasil amplia as suas relações comerciais com outros países e os portos desempenham papel relevante neste processo.

João Paulo Tavares Papa, prefeito de Santos e atual presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários – abmp, sustenta que as “as cidades portuárias brasileiras vivenciam uma nova realidade no que diz respeito ao relacionamento entre as Prefeituras e os responsáveis pela administração dos terminais. A tão sonhada integração entre porto e cidade, aos poucos, delineia-se, dando sustentação à necessária expansão do comércio exterior brasileiro e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades locais.”
João Carlos Coser, prefeito de Vitória e expresidente da abmp, relaciona a questão portuária ao desenvolvimento local e afirma: “A própria dificuldade de se conceituar o desenvolvimento local traz a vantagem de se pensá-lo como um movimento de “baixo para cima”, não mais uma decisão exclusiva do Estado, ou de determinadas elites econômicas. No caso dos portos, a constituição dos Conselhos de Autoridade Portuária – cap reforça a compreensão de que os projetos de desenvolvimento portuário devem, necessariamente, ser coadunados com um projeto de desenvolvimento da cidade ou do território no qual impacta economicamente, considerando-se a geração de emprego e renda, sob a ótica de um movimento que tem a sociedade civil como ator principal do processo de construção coletiva desse desenvolvimento”.

PARA LER AQUI