Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

THE TALL SHIP RACES

Tudo começou em Lisboa, em 1956

Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das ”The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato.

Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras.

Desta forma, amantes da vela perspectivaram nestas regatas a oportunidade de renascer as suas tradições, permitindo às gerações vindouras a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades através de treino de mar em grandes veleiros.

Em 1954, o Embaixador de Portugal em Londres – Dr. Pedro Theotónio Pereira – e um Advogado Inglês Londrino – Bernard Morgan – incitaram a realização de uma regata que reunisse os grandes veleiros ainda existentes. Com o apoio de outras entidades e personalidades prestigiosas no mundo náutico, foi fundada a primeira comissão organizadora que, em 1956, concretizou a 1ª regata em Torbay, sul de Inglaterra, e em Lisboa, com a participação de 12 grandes veleiros - Moyana (UK), Christian Radich (Noruega), Ruyam (Turquia), Falken (Suécia), Maybe (Holanda), Gladan (Suécia), Flying Clipper (Suécia), Creole (Reino Unido), Sørlandet (Noruega), Georg Stage (Dinamarca), Sagres (Portugal), Mercator (Bélgica) – 8 de dimensões mais reduzidas – Artica II (Itália), Juana (Argentina), Sereine (França), Marabu (Reino Unido), Bellatrix (Portugal), Theodora (Reino Unido), Provident (Reino Unido) and Berenice (Reino Unido).

Devido ao sucesso da regata e à atenção mediática que atraiu, seguiram-se muitas outras edições que se realizam anualmente até aos dias de hoje. A missão mantendo-se sempre a mesma ao longo do tempo: Promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo.

Os Grandes Veleiros voltam a Lisboa a 19 de Julho de 2012.

FONTE: APORVELA







Artigos relacionados:

  • Grandes Veleiros despedem-se de Waterford
  • Grandes Veleiros passaram por Lisboa em 2006
  • Piratas irlandeses no GUINESS
  • Temporada das Tall Ships Races começa este fim de semana
  • A alegria contagiante da tripulação do Shabab Oman
  • The Tall Ships Races Lisbon 2012
  • Passagem dos Grandes Veleiros foi Evento do Ano
  • Juan Sebastian de Elcano em Lisboa