Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DO MONDEGO
Celebrado um novo contrato para a construção de uma embarcação de pesca para a Figueira da Foz
Os ENM - Estaleiros Navais do Mondego, SA e a Sociedade de Pesca Pedro & Renato Lda. acabam de celebrar um Contrato para a construção de uma nova embarcação para pesca de sardinha, com recurso à arte de cerco.
O casco desta embarcação, com 22 metros de comprimento e 6,20 metros de boca, será construído em aço naval Gr. A, recorrendo à mais recente tecnologia e à tradição dos Estaleiros Navais do Mondego, localizados na Figueira da Foz.
Fundados em Setembro de 1944, os ENM - Estaleiros Navais do Mondego pretendem ter um papel activo no apoio ao Sector das Pescas e no desenvolvimento do Clusters da Economia do Mar, através da adopção de uma nova dinâmica comercial no mercado, ultrapassando desta forma a crise que se abateu sobre o sector da construção e reparação naval em Portugal.
No espaço de uma semana foram assinados pelo Estaleiro dois acordos para a construção naval (incluindo um Catamaran de Passageiros para a Ilha da Madeira, cujo acordo foi assinado no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Funchal.), constituindo um motivo de orgulho para os Trabalhadores e Administração da Empresa.
Com uma lotação prevista de 20 homens, esta embarcação será dotada de motores propulsores de última geração, com elevado rendimento e baixo consumo de combustível, condição que permitirá ganhos competitivos na operação da pesca do cerco.
Visando a segurança da tripulação o projecto irá atender a todas as regras técnicas, regulamentos, convenções internacionais aplicáveis a esta classe de embarcações, estando também prevista a sua certificação para a obtenção da etiqueta azul do “Marine Stewardship Council”, o certificado de pescado ambientalmente sustentável.
Este projecto de investimento, com um orçamento global previsto na ordem de €750.000,00 (setecentos e cinquenta mil euros), será integralmente realizado com capitais próprios do Armador e o recurso a financiamento bancário.
Com um prazo previsto de entrega de 120 dias, o arranque da construção está marcado para dia 01 de Julho de 2011.