Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ÉPOCA BALNEAR
Câmaras cortam 30% na manutenção e limpeza das praias
No arranque da época balnear, as praias portuguesas vão contar com menos manutenção que em anos anteriores. As câmaras preparam-se para cortar cerca de 30% nas verbas para o sector. "Há cortes na requisição de pessoal. E isso é fatal", adianta ao Diário Económico Manuel Luz, membro do conselho directivo da Associação Nacional de Municípios e presidente da Câmara Municipal de Portimão.
É o caso da câmara municipal de Portimão, que, segundo Manuel da Luz, "no ano passado tinha entre seis a dez funcionários, e para este ano vamos ficar com metade". Na câmara ao lado, em Faro, o presidente da autarquia Macário Correia reduziu em um mês a época balnear que vai começar no próximo dia 15 de Junho e acabar a 15 de Setembro.
Esta é já uma das consequências que se fazem sentir com o corte anunciado de 175 milhões de euros nas transferências para os municípios, previstos para 2012, que constam no acordo entre a ‘troika' e o Governo. Para além deste corte de financiamento, o presidente da Câmara de Portimão sublinha ainda que "nunca houve financiamento da administração central" para este sector. Assim, segundo Manuel da Luz, a limpeza das praias "pode vir a ser afectada" e "se calhar há câmaras que em vez de fazerem a limpeza diária das praias vão optar por uma limpeza semanal".
FONTE: DIÁRIO ECONÓMICO