Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ÍNDICO
NRP Vasco da Gama afugentou suposto navio-mãe pirata
Durante a manhã da passada sexta-feira a fragata NRP Vasco da Gama, que comanda a EU NAVFOR, a força da União Europeia que atua em patrulha naval anti-pirataria ao largo da Somália, conseguiu intercetar um Dhow que alegadamente funcionava como um navio-mãe pirata.
O Dhow, cuja tripulação original estava refém dos supostos piratas, foi considerada um perigo claro e presente para a marinha mercante na área. Por este motivo, o navio de guerra português advertiu verbalmente o Dhow para inverter o rumo e fazer o seu caminho de volta para o ancoradouro pirata.
Ignorados os avisos verbais, o NRP Vasco da Gama e seu helicóptero deram tiros de aviso na direção do suspeito navio pirata, que rapidamente refez a rota em direção à costa da Somália. O navio de guerra português monitorizou os suspeitos piratas até estes chegarem ao seu ancoradouro.
Com o início da monção Sudoeste na área, que traz consigo o agravamento do tempo e mar agitado, esta pode ter sido a última chance que este grupo pirata específico teve de navegar no Oceano Índico para atacar navios mercantes.
O NRP Vasco da Gama está a comandar a EU NAVFOR. A tripulação é composta por 212 elementos da Marinha e está equipada com um helicóptero, dispondo de duas equipas de embarque.
FONTE: CARGO