Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Apresentada a terceira edição do livro «Os Submarinos na Marinha Portuguesa»
No Museu Marítimo de Ílhavo foi apresentada uma reedição do livro de Maurício de Oliveira Os Submarinos na Marinha Portuguesa, agora actualizada pelo Almirante Álvaro Rodrigues Gaspar, cuja edição coube à Editora Náutica Nacional dirigida pelo Almirante Henrique da Fonseca.
A Sessão foi presidida pelo Presidente do Município de Ílhavo, Eng. José Ribau Esteves, que estava acompanhado na mesa pelo Prof. Doutor Armando Teixeira Carneiro, Director do ISCIA, pelo Almirante Henrique da Fonseca, Director da Editora e da Revista de Marinha, pelo Almirante Álvaro Rodrigues Gaspar, autor da actualização da obra, pelo Almirante Tito Cerqueira, que apresentou o livro, e pelo Almirante Victor Cajarabile, Coordenador do DETMAR do ISCIA.
Os Almirantes Álvaro Rodrigues Gaspar e Tito Cerqueira, que, quando no activo, foram submarinistas de prestígio, deram excelentes e oportunas informações sobre o relevo, ao longo da história e na actualidade, da arma submarina, nomeadamente no desempenho de funções de soberania no mar, hoje fundamental para Portugal com a expansão da plataforma continental portuguesa.
O apresentador do livro teve a oportunidade de referir muitos nomes de naturais de Ílhavo e de Aveiro que serviram, ao longo da história, as várias Esquadrilhas de Submarinos, desde o primeiro submersível português, o “Espadarte”, encomendado em Itália, a 17 de Junho de 1910, e entregue ao Governo português em 15 de Abril de 1913, hoje a formar-se a V Esquadrilha com os recentíssimos NRP Tridente e NRP Tritão.
Na assistência, muito interessada pela temática, estavam alguns antigos submarinistas, hoje, aposentados e residindo na zona, que tiveram a oportunidade de manifestar o orgulho que têm de terem pertencido à “família submarinista”.
O evento foi localmente apoiado pelo DETMAR – Departamento de Tecnologias do Mar do ISCIA e os interessados no livro podem adquiri-lo, localmente, na Livraria do Museu Marítimo de Ílhavo.
Artigos relacionados: