Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MADEIRA
Guia para mergulhar
A "Ver Açor Editores" lançou no mercado um novo livro dedicado aos mares da Região Autónoma da Madeira. Trata-se da publicação "Guia de mergulho da Madeira" com fotografias de Nuno Sá e texto Joana Almeida, onde são evidenciados os 20 melhores locais de mergulho das ilhas da Madeira, do Porto Santo e das Desertas. O distribuidor exclusivo do livro de 114 páginas da editora açoriana é a empresa madeirense Francisco Ribeiro & Filhos.
Acerca dos autores podemos referir que Nuno Sá nasceu em Montreal, Canadá, em 1977. Em 1988 vem para Portugal. Licencia-se em Direito e em 2002 muda-se para São Miguel, nos Açores. Torna-se fotógrafo profissional em 2004 e especializa-se em fotografia de vida selvagem de temas marinhos. Faz parte da equipa do Wild Wonders of Europe, a maior iniciativa de fotografia de natureza realizada a nível mundial, tendo como parceiro privilegiado a National Geographic Society.
Quanto a Joana Reis Almeida, nasceu na cidade de Matosinhos, em 1984. Faz o curso de Biologia Marinha nos Açores e regressa ao norte de Portugal em 2007. Além da muita actividade que tem vindo a desenvolver na sua área, em 2009 aceita o convite para descobrir as águas do arquipélago da Madeira em busca de matéria para a elaboração deste guia.
Começa com "Madeira: Um destino de mergulho". E segue com "Vida marinha da Madeira" e "Áreas marinhas com estatuto de protecção". Este capítulo sub-divide-se em cinco partes: "Reserva natural parcial do Garajau", "Reserva natural do sítio da Rocha do Navio", "Rede de áreas marinhas protegidas de Porto Santo", "Reserva natural das ilhas Desertas" e "Reserva natural das ilhas Selvagens".
Surgem depois os capítulos "Conservação do ambiente marinho", "Segurança e bem-estar do mergulhador" e "Locais de mergulho". Neste último capítulo são apresentadas três áreas específicas: "Madeira", "Porto Santo" e "Desertas".
O sétimo capítulo chama-se "Espécies citadas", onde são recordados todas as espécies referidas no livro.
Prefácio de Estudante
O livro "Guia de mergulho da Madeira" começa por ter um prefácio de Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes.
A obra pretende evidenciar que a Região Autónoma da Madeira é um destino de excelência para a prática do mergulho. Visa igualmente proporcionar uma viagem pelo mundo subaquático do arquipélago onde se encontram espécies da vida oceânica como grandes peixes pelágicos, mantas, tartarugas e mamíferos marinhos em locais de mergulho próximos da costa.
Publicação com muitas espécies
O "Guia de mergulho da Madeira" evidencia alguns naufrágios, pousados num fundo de areia, que tentam contar uma história e tornam-se oásis de vida e refúgio para inúmeras espécies.
Estão descritas cerca de 360 espécies vegetais marinhas, 550 espécies de peixe, 21 espécies de mamíferos marinhos, inúmeras espécies de invertebrados nestas águas.
Estão descritos de forma detalhada os 20 melhores locais de mergulho do arquipélago.
Na sua essência, a obra, que pode ser adquirida em português ou inglês, está dividida em 7 capítulos e 15 áreas.
FONTE: JORNAL DA MADEIRA / PORTUGAL NÁUTICO