Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Comissão Europeia já apresentou o programa «Transportes 2050»
É possível romper a dependência do sistema de transportes em relação ao petróleo sem sacrificar a sua eficiência e comprometer a mobilidade. É possível encontrar uma solução vantajosa em todos os aspectos”, declarou o vice presidente Siim Kallas, responsável pela pasta dos transportes, no comunicado de apresentação do programa "Transportes 2050".
A Comissão Europeia delineou um plano para reforçar a mobilidade entre os países e diminuir as emissões tóxicas. O programa é o "Transportes 2050" e visa o melhoramento da mobilidade e a promoção do crescimento do emprego: “A Comissão Europeia adoptou uma estratégia global (Transportes 2050) para um sistema de transportes competitivo que aumente a mobilidade, diminua os principais obstáculos em domínios fundamentais e promova o crescimento e o emprego. Simultaneamente, as propostas limitarão radicalmente a dependência da Europa em relação às importações de petróleo e reduzirão em 60% as emissões de carbono dos transportes até 2050”, avança a Comissão Europeia em comunicado.
Entre as referidas propostas, sobressai a “retirada dos veículos de motorização convencional do meio urbano, quota-parte de 40% de combustíveis hipocarbónicos sustentáveis no sector da aviação; redução de pelo menos 40% das emissões do transporte marítimo. Transferência para outros modos, como o ferroviário e o fluvial, de 50% do transporte rodoviário interurbano de médio curso, quer de passageiros quer de mercadorias.
A CE realça no comunicado a que vimos aludindo que a conjugação de todos estes factores contribuirá para uma diminuição de 60% das emissões provenientes dos transportes até meados do século.
CONSULTE OU DESCARREGUE O DOCUMENTO
FONTE: CARGO
Artigos relacionados: