Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Solidal participa na instalação da primeira torre eólica flutuante no mar

A Solidal vai participar na instalação da primeira torre eólica montada em plataforma flutuante na costa portuguesa, um projecto do grupo EDP que se propõe a implementar esta inovação mundial, até ao Verão, nas águas do mar da Aguçadoura (Póvoa de Varzim).

A participação da Solidal no projecto WindFloat prevê o fornecimento de 500 metros de cabo submarino dinâmico, dotado de grande robustez mecânica para resistir às severas condições a que estará exposto e concebido para dar resposta aos requisitos de capacidade de transporte da potência instalada na plataforma.

Uma das componentes importantes da inovação do WindFloat reside no sistema de ancoragem da plataforma, o qual permite a sua instalação a maiores profundidades.

Segundo a Solidal, o cabo de energia que fornecerá deverá ser instalado seguindo uma curva específica, que garante um excesso de cabo, suficiente para absorver o movimento tridimensional da estrutura flutuante.

Pedro Lima, presidente da Solidal, destaca a importância para a empresa de estar associada a este projecto e frisa que o mesmo poderá potenciar a sua participação noutros empreendimentos de exploração eólica ‘offshore’ de grandes dimensões.



“A Solidal é a única produtora nacional de cabos de energia submarinos e a integração de tecnologia portuguesa com condições de responder à elevada exigência de um projecto de interesse nacional representa para nós uma mais-valia importante”, refere.

O mesmo responsável observa ainda que os objectivos ambiciosos de um projecto de investigação como o WindFloat, reforçam o prestígio da associação da Solidal a este empreendimento.

“Trata-se de um projecto de investigação aplicada que tem por objectivo desenvolver uma tecnologia que pode aproximar o eólico do petróleo, em termos de importância, como fonte de energia a nível mundial”, explica.

A Solidal, empresa subsidiária do Grupo Quintas & Quintas sediada em Esposende, é especializada na produção de condutores de liga de alumínio de elevado desempenho e de cabos isolados de alta e muito alta tensão para linhas subterrâneas de transporte de energia eléctrica.

FONTE: aicep Portugal Global