Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DO FUNCHAL

Feira de Miami perspectiva crescimento para os próximos dois anos

Nos próximos dois anos, o Porto do Funchal vai ter mais escalas, incluindo na época baixa e mais operações de turn around, (um interface porto/aeroporto), são os indicadores da APRAM, após a participação na Seatrade, em Miami, que decorreu de 15 a 17 deste mês.

Uma das conclusões desta feira que é considerada a maior a nível mundial do sector, é que o mercado está em franco crescimento e as rotas que incluem Madeira e Canárias começam a ser uma alternativa ao congestionamento que já se verifica em algumas zonas do Atlântico.

Antes da abertura da feira, o Presidente da APRAM, Bruno Freitas, em conjunto com a Administração dos Portos de Tenerife, visitou os escritórios e reuniu com os principais responsáveis das companhias sediadas em Miami: Seadream, Royal Caribbean Cruises e Norwegian Cruise Line.
Destes encontros, resultou uma maior proximidade cmercial, prevendo-se um aumento das escalas destas companhias nos dois arquipélagos, salientando-se mais visitas do Independence of the Seas nos próximos dois anos.

Ao nível institucional e durante o período da feira, o Presidente da APRAM e o Técnico Comercial, Alexandre Camacho reuniram com representantes das companhias MSC – Cruzeiros, Tui – Cruises, Aida Cruises, Costa Crociere, Vships e Kristina Cruises.
Nestas reuniões, a Administração de Portos da Madeira constatou a satisfação das companhias pelo funcionamento do novo terminal, bem como a consideração da Região como um destino diferenciado e de excelente qualidade nas rotas de cruzeiros.

A APRAM participou na Seatrade integrada nos stands dos portos nacionais e dos portos de Canárias, uma parceria que existe há 16 anos.
De acordo com os dados divulgados na Convenção, por parte de responsáveis do Conselho Europeu de Cruzeiros, ECC o número de europeus que escolheram um cruzeiro de férias superou pela primeira vez, os cinco milhões, a chegar quase a 5,5 milhões.

No ano passado, a indústria apresentou crescimentos de dois dígitos, pelo quarto ano consecutivo, sendo 2010 um ano recorde.
O número de passageiros europeus duplicou nos últimos sete anos e o Presidente da ECC e da Silversea Cruises, Manfredi Lefebvre d`Ovidio entende que “o sector de cruzeiros está a ajudar a Europa a manter a sua posição como principal destino mundial do turismo e está ajudando a sustentar a recuperação económica da Europa. É este mercado que fornece trabalho para os estaleiros europeus e produtores de equipamentos marítimos, emprego nos portos, comunidades costeiras e traz valiosos benefícios económicos para as regiões.”

De acordo com dados divulgados pela GP Wild, a região das ilhas do Atlântico, onde se inserem os arquipélagos da Madeira e de Canárias, é actualmente o terceiro maior destino com oferta de camas em navios de cruzeiro, 56.003, sendo que a principal oferta reside na zona das Caraíbas e a segunda no Mediterrâneo.

PROGRAMA DO EVENTO


NA FOTO DE TOPO: Presidentes dos Portos da Madeira, Las Palmas e Tenerife







Artigos relacionados:

  • Madeira na maior feira de cruzeiros, em Miami
  • 2010 foi positivo para o porto do Funchal