Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DO FUNCHAL
Feira de Miami perspectiva crescimento para os próximos dois anos
Nos próximos dois anos, o Porto do Funchal vai ter mais escalas, incluindo na época baixa e mais operações de turn around, (um interface porto/aeroporto), são os indicadores da APRAM, após a participação na Seatrade, em Miami, que decorreu de 15 a 17 deste mês.
Uma das conclusões desta feira que é considerada a maior a nível mundial do sector, é que o mercado está em franco crescimento e as rotas que incluem Madeira e Canárias começam a ser uma alternativa ao congestionamento que já se verifica em algumas zonas do Atlântico.
Antes da abertura da feira, o Presidente da APRAM, Bruno Freitas, em conjunto com a Administração dos Portos de Tenerife, visitou os escritórios e reuniu com os principais responsáveis das companhias sediadas em Miami: Seadream, Royal Caribbean Cruises e Norwegian Cruise Line.
Destes encontros, resultou uma maior proximidade cmercial, prevendo-se um aumento das escalas destas companhias nos dois arquipélagos, salientando-se mais visitas do Independence of the Seas nos próximos dois anos.
Ao nível institucional e durante o período da feira, o Presidente da APRAM e o Técnico Comercial, Alexandre Camacho reuniram com representantes das companhias MSC – Cruzeiros, Tui – Cruises, Aida Cruises, Costa Crociere, Vships e Kristina Cruises.
Nestas reuniões, a Administração de Portos da Madeira constatou a satisfação das companhias pelo funcionamento do novo terminal, bem como a consideração da Região como um destino diferenciado e de excelente qualidade nas rotas de cruzeiros.
A APRAM participou na Seatrade integrada nos stands dos portos nacionais e dos portos de Canárias, uma parceria que existe há 16 anos.
De acordo com os dados divulgados na Convenção, por parte de responsáveis do Conselho Europeu de Cruzeiros, ECC o número de europeus que escolheram um cruzeiro de férias superou pela primeira vez, os cinco milhões, a chegar quase a 5,5 milhões.
No ano passado, a indústria apresentou crescimentos de dois dígitos, pelo quarto ano consecutivo, sendo 2010 um ano recorde.
O número de passageiros europeus duplicou nos últimos sete anos e o Presidente da ECC e da Silversea Cruises, Manfredi Lefebvre d`Ovidio entende que “o sector de cruzeiros está a ajudar a Europa a manter a sua posição como principal destino mundial do turismo e está ajudando a sustentar a recuperação económica da Europa. É este mercado que fornece trabalho para os estaleiros europeus e produtores de equipamentos marítimos, emprego nos portos, comunidades costeiras e traz valiosos benefícios económicos para as regiões.”
De acordo com dados divulgados pela GP Wild, a região das ilhas do Atlântico, onde se inserem os arquipélagos da Madeira e de Canárias, é actualmente o terceiro maior destino com oferta de camas em navios de cruzeiro, 56.003, sendo que a principal oferta reside na zona das Caraíbas e a segunda no Mediterrâneo.
NA FOTO DE TOPO: Presidentes dos Portos da Madeira, Las Palmas e Tenerife
Artigos relacionados: