Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NÚMEROS DE BALDAQUE DA SILVA

A Pesca e os Pescadores em Portugal no ano de 1886

Divulgamos as páginas de Baldaque da Silva contendo as estatísticas da Pesca e dos Pescadores em Portugal no ano de 1886. Documento difundido pelo Centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís Albuquerque (CEMAR).

CONSULTE AQUI O DOCUMENTO

Deve ser tido em conta que estes números de pescadores, de embarcações e de rendimentos produzidos pela pesca, não dizem respeito somente à "Arte" grande, praticada no Centro/Norte de Portugal (de Espinho à Vieira) com "Barcos do Mar" (e às outras artes de arrasto para terra, semelhantes, e respectivos barcos, exportadas do Norte para a Costa da Caparica).

Os números reportam também a todos os outros variadíssimos tipos de pescas, de pescadores e de embarcações existentes pelo país fora - como as "Lanchas Poveiras" e outros tipos de barcos de pesca do alto existentes na Póvoa e em Buarcos, os diversos tipos das numerosíssimas embarcações pequenas e grandes existentes nos populosos estuários dos grandes rios do sul, como o Tejo e o Sado (mas que estavam cheios de "Varinos"... de variegadas "Bateiras IÍlhavas" de todo o tipo... desde Aldeia Galega até Cascais... etc...).

Note-se, no entanto, como eram significativos, para além dos grandes números dos grandes portos de armação de pescas do alto (como a Póvoa ou Setúbal), e, para além dos grandes números de casos especiais como são a Nazaré ou Peniche, os números, apesar de tudo relativamente expressivos dos locais do início da expansão da "Arte" para o Sul (Furadouro, Torreira, Costa Nova, Mira, etc. até à Vieira...). No Furadouro havia seiscentos (600) pescadores, todos praticando a sua arte do arrasto para terra, e surfando nos seus doze (12) [ou cerca disso] "Barcos do Mar" e "Bateiras do Mar"...!

SILVA, Antonio Arthur Baldaque da, Estado Actual das Pescas em Portugal, Comprehendendo a Pesca Marítima, Fluvial e Lacustre em todo o Continente do Reino, Referido ao Anno de 1886, Lisboa: Imprensa Nacional, 1891, pp. 418-419.