Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
REEDIÇÃO APRESENTADA ESTE SÁBADO, 19 DE FEVEREIRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
«Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova»
15 anos após a primeira edição, a Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo concretizou a reedição do livro "Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova", de Francisco Marques e Ana Maria Lopes (1996).
O livro faz “a reportagem ou o relato – de uma campanha de barra a barra (neste caso, da de Aveiro), de um lugre da pesca do bacalhau à linha, dos anos 30, com toda a azáfama, dureza, angústia, saudade, sacrifício e empenho, nos gelos perpétuos.”
O livro será apresentado este sábado, 19 de Fevereiro, pelas 16 horas, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.
Viajemos no tempo, percorramos o cais dos bacalhoeiros, entremos a bordo de um desses lugres…Faça-o connosco:
"Na Gafanha da Nazaré, frente às ‘secas’ de bacalhau que ao correr da ria se estendem de Norte a Sul, estão amarrados, de proa e de popa, cerca de duas dezenas de lugres de três mastros, construções de madeira, cascos de diferentes cores, cada um com a preferida pela sua Empresa e que, ao longe, o identifica.
Airosos, cascos finos e elegantes, muitos deles, mastros bem guindados, graciosos paus de bujarrona. Entremos num destes veleiros, já em ablativos de partida.
Foi com muita ansiedade e satisfação que, hoje, recebemos da gráfica, a edição pronta, nas suas 112 páginas e 142 fotografias de época, consagradas, a preto e branco".
MAIS DETALHES AQUI (BLOG MARINTIMIDADES)
Artigos relacionados: