Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
AVEIRO
Golfinho andou a passear em águas interiores da Ria
A tripulação do salva-vidas da Marinha em Aveiro observou terça-feira de manhã, a presença, inédita, de um roaz (golfinho comum) a navegar num canal interior da Ria, próximo da lota velha. O exemplar, com cerca de dois metros, acompanhou a embarcação da Polícia Marítima, que estava em exercício, durante hora e meia, deixando de se avistar junto da zona conhecida como ´Cale de Bulhões´.
Segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, não havia qualquer registo anterior de golfinhos naquelas águas “já interiores da laguna, o que causou surpresa”.
Coelho Gil considerou que este caso ou outro do género “não comporta risco” para a intensa actividade náutica ou de pesca que é característica nos canais da Ria de Aveiro.
A 27 de Janeiro último, o Destacamento de Controlo Costeiro da GNR detectou nas margens da Ria, junto à povoação de São Jacinto, um golfinho comum, juvenil, morto e já com sinais de decomposição.
A necrópsia do exemplar feita no Centro de Recuperação de Animais Marinhos de Quiaios, Figueira da Foz, foi inconclusiva quanto à causa da morte, admitindo-se que tenha sido arrastado já sem vida pelas correntes para o interior da barra do Porto de Aveiro.
Nos últimos anos, por várias vezes, registaram-se avistamentos esporádicos de golfinhos na Ria de Aveiro, eventualmente ao sabor das marés ou na procura de alimentação.
O caso mais conhecido ocorreu em 2009 quando um golfinho solitário esteve durante cerca de uma semana a circular na Ria de Aveiro.
Em 2010, foram recolhidos 13 cetáceos mortos (com predomínio de golfinhos) na área da capitania do Porto de Aveiro (Mira-Ovar). Número que está dentro dos parâmetros normais, referiu fonte do Centro de Recuperação de Animais Marinhos, em Quiaios, Figueira da Foz.
FONTE: NOTÍCIAS DE AVEIRO