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LEIXÕES ADOPTA SOLUÇÃO DEFINITVA PARA REDUÇÃO DE POEIRAS
Barreira de contentores será novo espaço de expressão artística de Matosinhos
A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões vai avançar com a construção de uma nova barreira de contenção das aparas de madeira que são movimentadas no Porto de Leixões. Será colocado no terminal de carga geral e granéis de Leixões, na parte Sul do porto, em Matosinhos, uma cortina de contentores com um “pára-vento” no topo, uma estrutura de metal e tela destinada a impedir a propagação de poeiras.
A solução adoptada, desenvolvida pelo gabinete de arquitectura Menos é Mais e acompanhado pelo IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, não produz ruído, amortece o ruído da própria operação portuária e permitirá reter mais eficazmente as pequenas partículas de pó levantadas pela movimentação das aparas de madeira por parte do concessionário TCGL – Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões.
A barreira de contentores será animada graficamente pelo designer Francisco Providência, beneficiando esteticamente aquela zona da cidade de Matosinhos. Os motivos de decoração da barreira, que irão alterar anualmente, com a colaboração de entidades de animação cultural e artística, serão nesta primeira fase inspirados no porto naval como lugar de chegada e partida de pessoas e animais, tal como é descrito por Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, na sua “Ode Marítima” (ver imagem computorizada em anexo).
A solução encontrada foi delineada após a realização de vários estudos pelo IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro.
A nova barreira de contentores, aliada a um escrupuloso cumprimento das boas práticas ambientais por parte do concessionário, tal como foram protocoladas com a CCDRN, nomeadamente através da aspersão da carga movimentada, do controlo rigoroso da altura de abertura da grua e da colocação de um manto geo-têxtil de cobertura da estilha propositadamente produzido para o efeito por uma empresa austríaca, irá diminuir drasticamente os incómodos sentidos pelos residentes das habitações de Matosinhos mais próximos do Porto de Leixões.
A obra de construção da nova barreira, já adjudicada, consistirá na beneficiação, reposicionamento, perfilamento e tratamento gráfico dos contentores e tem um prazo de execução de 3 meses.
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