Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 23.11.2010
REVOLUCIONÁRIO NAVIO AMIGO DO AMBIENTE: «E-Ship1» pela terceira vez no Porto de Leixões
O Porto de Leixões recebeu, a 23 de Novembro, pela terceira vez no corrente ano, o novo e revolucionário navio 'E-Ship 1', a primeira embarcação moderna de carga amiga do ambiente, movida parcialmente a energia eólica.
As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés deste inovador navio impõem-se, magestáticas, a todos os que passam pelo Porto de Leixões.
Recuperamos aqui a notícia da primeira escala, a 2 de Setembro de 2010:
"O Porto de Leixões recebeu, entre as 7h00 e as 16h00, do dia 2 de Setembro, o novo e revolucionário navio 'E-Ship 1', a primeira embarcação moderna de carga amiga do ambiente, movida parcialmente a energia eólica.
As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés deste inovador navio impõem-se, magestáticas, a todos os que passam pelo Porto de Leixões. São estes quatro rotores eólicos, capazes de recolher a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga – ao contrário dos mastros e velas – permitindo assim reduzir as emissões de CO2 e do consumo de combustível fóssil em cerca de 30 a 40% do que habitualmente registam os navios de igual porte.
Durante a sua viagem inaugural, iniciada a 17 de Agosto no Porto de Emden (Alemanha), o E-Ship 1 dedicou-se essencialmente ao transporte marítimo de equipamento eólico da sua proprietária, Enercon GmbH, terceiro maior fabricante de turbinas eólicas a nível mundial.
A escala deste navio no Porto de Leixões foi, não só a primeira em Portugal, mas também uma das primeiras da sua história. A Administração do Porto de Leixões congratula-se pelo facto deste Porto ter sido escolhido entre os primeiros portos mundiais a receber uma embarcação deste tipo."
Posteriormente, a 22 de Setembro, e agora, a 23 de Novembro, Leixões voltou novamente a receber o E-Ship 1 em escalas mais prolongadas (cerca de dois dias), tendo conseguido, uma vez mais, atrair a curiosidade de muitos transeuntes devido ao seu aspecto original.
Saiba mais sobre o 'E-Ship 1'
Outras fotos do navio
'E-Ship 1' no Facebook