Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Marítimos a bordo de embarcações de investigação podem pedir reforma antecipada aos 55 anos

O Conselho de Ministros aprovou recentemente o decreto-lei que alarga o regime de antecipação da pensão de velhice dos inscritos marítimos da marinha do comércio de longo curso, de cabotagem e costeira e de pesca, com excepção dos profissionais de pesca, aos inscritos marítimos que desenvolvam a sua actividade profissional a bordo de embarcações de investigação registadas no registo convencional, quando estas naveguem em alto mar ou ao longo das costas em idênticas condições de navegação das embarcações de comércio de longo curso, de cabotagem e costeira.

Actualmente, os trabalhadores da marinha de comércio de longo curso, de cabotagem e costeira e das pescas, a partir dos 55 anos de idade, podem pedir para ter acesso à pensão de velhice, desde que durante, pelo menos, 15 anos, seguidos ou interpolados, tenham pertencido ao quadro do mar (273 dias no quadro do mar correspondem a um ano de serviço efectivo). É ainda reconhecido a estes trabalhadores o direito a ter uma pensão por desgaste físico, concedida a requerimento dos interessados, desde que totalizem quarenta anos de serviço efectivo.

Refira-se que algumas actividades, como a de bombeiro, mineiro, de pescador ou de polícia, são consideradas profissões de desgaste rápido e têm regras especiais para aceder à reforma mais cedo, sem penalizações.

fonte