Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Arqueólogos fazem novas descobertas em Baiae, a Atlântida romana

O Vesúvio submergiu Pompeia com fogo e Baiae com água. Perto de Nápoles, Baiae é considerado o maior sítio arqueológico subaquático do mundo.

A antiga cidade romana tem sido tema de fascínio para historiadores e arqueólogos pela sua reputação como um ponto hedonista frequentado por romanos proeminentes como Júlio César e Adriano.

Estudos recentes conduzidos por arqueólogos do Parque Arqueológico Campi Flegrei e Naumacos revelaram novas descobertas na área de Terme Del Lacus, trazendo à tona novos detalhes sobre a rica história e estilo de vida da cidade.

Baiae era conhecida pela vida luxuoso e indulgente, com o poeta romano Sextus Propertius a descrevê-la como um “vórtice de luxo” e um “porto de vício”. A popularidade da cidade foi alimentada pelos seus banhos termais e pela sua localização numa região vulcânica que os romanos acreditavam ser o lar do seu deus do fogo, Vulcan.

No entanto, devido à atividade vulcânica local, as porções mais baixas da cidade foram ficando submersas ao longo do tempo.

A nova investigação da área de Terme Del Lacus revelou descobertas fascinantes. Um bloco de estruturas de aproximadamente 60 metros de comprimento foi descoberto, juntamente com colunatas de pedra e colunas de mármore.

Uma das descoberta notáveis é uma coluna de mármore portasanta que foi transportada da ilha grega de Chios durante a antiguidade, mostrando as ligações da cidade com outras regiões do Mediterrâneo.

Outra descoberta significativa é uma secção de piso de mármore opus sectile, apresentando portasanta e mármore branco num esquema de cores alternadas.

Uma estátua de Apolo, o deus grego/romano de vários domínios, foi descoberta anteriormente na área durante explorações em 2013. Esta elaborada estátua contribui para o rico significado cultural e religioso de Baiae, destacando as diversas influências e crenças que moldaram a história da cidade.

fonte