Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Estreia da Ambassador Cruise Line nos Açores

O Porto de Ponta Delgada recebeu no sábado o navio de cruzeiros “Ambience”, paquete que se encontra ao serviço da recém- criada Ambassador Cruise Lines. A estreia do operador e navio em mares açorianos aconteceu no final de uma viagem transatlântica entre St. John’s, na ilha de Antigua, e o porto de Tilbury, em Londres.

Este novo operador emerge por vontade de alguns antigos responsáveis da, entretanto desaparecida, Cruise & Maritime Voyages, em recuperar um segmento de mercado claramente vocacionado para um público que privilegia o conceito de cruzeiro tradicional. Destacamos, ainda, o facto da nova companhia ter nos Açores um destino de referência nas suas viagens transatlânticas programadas para os próximos dois anos.

Na sua escala inaugural, o “Ambience” visitou-nos praticamente na lotação máxima – 1368 passageiros a bordo, muito próximo da sua capacidade para 1400 passageiros e 660 tripulantes. Destacam-se, ainda, os 245 metros de comprimento, 32 metros de boca, 70 mil toneladas de arqueação bruta e as 798 cabines, distribuídas por 11 decks públicos.

Construído pelos estaleiros Fincantieri, em Monfolcone, Veneza, o então “Regal Princess” foi entregue à Princess Cruises, em 1991. Ao serviço daquele armador, navegou essencialmente por destinos na América do Norte, Austrália, Mediterrâneo e Báltico. Em 2007 foi transferido para a P&O Cruises Australia, assumindo a designação “Pacific Dawn”, tendo efetuado cruzeiros nos mares do Pacífico Sul. Mais recentemente, foi adquirido pela Ocean Builders Central e batizado “Satoshi”, com o propósito de ser adaptado a residência flutuante para operar no Golfo do Panamá. Tal situação acabou por não se concretizar e a Ambassador Cruise Line adquiriu o navio, em 2021.

Para assinalar a dupla estreia na cidade micaelense, a Administração Portuária presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião.