Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra lançam volume 2 dos Cadernos do Arquivo

O Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra lançou, esta segunda-feira, o volume 2 dos Cadernos do Arquivo, dedicado à obra do arquiteto Paulo Henrique de Carvalho e Cunha. O evento decorreu no âmbito das comemorações do 99º aniversário da APSS, no Cais 3 do Porto de Setúbal.

“Arquitetura, planeamento urbano e projetos portuários a sul do Tejo” é o título do caderno assinado pelo também arquiteto José Luís de Saldanha e editado pelo Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

A obra centra-se no trabalho de Paulo Cunha, considerado pioneiro do planeamento portuário e do ordenamento das orlas ribeirinhas, e responsável por uma parte significativa dos edifícios portuários, em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Esta iniciativa está em linha com o trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido na divulgação do património portuário, na promoção de conhecimento, na preservação e na valorização do legado histórico.

O evento de lançamento contou com as boas-vindas e contextualização do projeto “Cadernos do Arquivo” pelo presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, e com a apresentação do volume 2 por José Luís de Saldanha.

Recorde-se que o primeiro volume dos cadernos de arquivo foi publicado em junho deste ano, no âmbito da celebração do 3.º aniversário do Arquivo do Porto de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

No seu discurso, Carlos Correia adiantou que no próximo ano o Porto de Setúbal irá celebrar o seu Centenário, estando a preparar um programa ambicioso que engloba ações abertas aos cidadãos, assim como outras iniciativas mais direcionadas para os colaboradores. De acordo com o presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, “as comemorações do Centenário visam reforçar e promover o importante papel do porto no desenvolvimento económico e social da região, apresentando os objetivos estratégicos para o desenvolvimento nos próximos anos e a sua envolvência com a cidade, proporcionando e permitindo que a população conheça o funcionamento do seu porto, as suas infraestruturas, tipos de carga e meios logísticos envolvidos”.

Carlos Correia anunciou também que as previsões para o fecho de 2022 apontam para “um movimento total na ordem dos 6.2 milhões de toneladas de mercadorias” com o Porto de Setúbal a “manter o seu posicionamento como porto maioritariamente exportador, com mais de 52% de carga exportada”.

O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra destacou ainda “o crescimento da carga roll-on/roll-off (RO-RO) com cerca de 237 mil viaturas movimentadas, e a consolidação da carga contentorizada, com valores em linha com o ano anterior”.