Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Investigadora portuguesa co-lidera a expedição Paleoceanografia da Margem Ibérica

Fátima Abrantes (na foto), investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e colaboradora no Centro de Ciência do Mar (CCMAR), é co-chief na expedição Paleoceanografia da Margem Ibérica (EXP397), realizada a bordo do navio americano JOIDES Resolution, que esteve ancorado na Doca de Alcântara.

A investigadora foi recentemente distinguida com o Ambassador Award – Union Award, pela American Geophysical Union’s (AGU) e co-lidera esta expedição com David Hodell, investigador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Esta expedição partiu a 16 de outubro de Lisboa e conta com a participação de 26 investigadores de dez países - China, Japão, Austrália, Índia, USA, Alemanha, Espanha, França, Portugal e Reino Unido - e técnicos do International Ocean Discovery Program (IODP). Portugal encontra-se representado pela FCT no consórcio europeu ECORD, possibilitando a participação de investigadores afiliados em instituições de investigação portuguesas nas expedições internacionais do IODP.

A expedição “Paleoceanografia da Margem Ibérica” (EXP397), que decorre até dezembro de 2022, a bordo do navio de perfuração JOIDES Resolution, plataforma flexível e multifuncional que permite obter amostras do mar profundo, disponível à comunidade científica internacional envolvida no programa IODP, tem como missão reconstruir o clima dos últimos 3 milhões de anos, focando particularmente os períodos mais quentes e com níveis atmosféricos de CO2 similares aos valores esperados para 2030.

fonte