Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines recebe Fórum Portugal Export

O Porto de Sines recebeu a sessão inaugural do Fórum Portugal Export, um evento organizado pelo Brasil Export que reuniu os líderes dos sectores da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil.

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão realçando a importância desta iniciativa no reforço da relação de Portugal com o Brasil. Seguidamente, os participantes assistiram a uma Palestra da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Paranaguá (ATEXP) e a dois seminários dedicados ao tema “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, e outro sobre “Boas práticas na gestão de portos e terminais brasileiros e portugueses”.

Este encontro contou com a presença de Mário Povia, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, e do Secretário de Estado das Infraestruturas do Governo Português, Hugo Santos Mendes, que encerrou a sessão da manhã com um discurso por meios telemáticos, saudando a iniciativa e evidenciando os “laços históricos, culturais, de identidade, tradições” partilhados entre Portugal e o Brasil, relacionamento este que tem no setor portuário “um exemplo paradigmático”. Hugo Mendes destacou ainda a importância desta iniciativa para a criação de “sinergias que reforcem o papel de Portugal como porta de entrada privilegiada das exportações brasileiras na Europa”.

Acompanhados por representantes das Concessionárias do Terminal Multiusos (PortSines) e do Terminal de Contentores (PSA Sines), a comitiva teve ainda a oportunidade de visitar os terminais e, in loco, visualizar os projetos e obras de expansão que estão a decorrer e os que estão em vista num futuro próximo.

A sessão contou ainda com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), cujo âmbito se foca no reforço do relacionamento institucional e comercial, no seio dos portos da Lusofonia.

O Brasil Export é um Fórum permanente, multissetorial, agregador e organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e infraestruturas.

O Brasil Export e os seus organismos regionais contam com mais de 250 conselheiros, profissionais qualificados e que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público. Entre as suas atividades, destacam-se a promoção de encontros presenciais e online para debater questões pertinentes para a área, a realização de missões internacionais e a criação de conselhos voltados para maior inclusão das mulheres no setor e para destacar ações relevantes relacionadas a meio ambiente, ao social e à governança.