Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Vai nascer uma unidade do ECOMARE para impulsionar a economia do mar
A criação do novo Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA), que vai incorporar dois inovadores laboratórios, foi financiada em sete milhões de euros, verba que chega do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A apresentação pública do Projecto aconteceu quarta-feira, dia nacional do mar, e teve como convidados o ministro da Economia e do Mar, o Secretário de Estado do Mar e outros membros envolvidos no desenvolvimento desta nova unidade.
Depois da visita às instalações do ECOMARE, por parte dos membros do governo, Ricardo Calado, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), apresentou o projeto referente ao CITAQUA, “uma infraestrutura focada na bioeconomia azul” que combina duas qualidades: a conservação e a utilização de recursos biológicos.
Ricardo Calado explicou que este “é um projeto que tem vindo a ser maturado ao longo de vários anos” e que tem como objetivo prestar serviços a empresas e autoridades com responsabilidade no setor do mar e dos recursos aquáticos. O Centro será instalado na antiga depuradora de bivalves, recinto da Docapesca e, como salientou o investigador, a “requalificação do edifício é uma tentativa de valorizar o que já existe, aproveitando uma infraestrutura com uma localização privilegiada”.
Espera-se que em 2025 os Laboratórios estejam já operacionais para prestar serviços “às empresas, aos setores do estado que têm essa necessidade e, acima de tudo, prontos para dar o seu contributo para a resiliência que procuramos para a nossa economia”, disse Ricardo Calado.
“Aqui está a ser feita aquilo que é a economia do mar”
O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, discursou de seguida e realçou o papel que a Universidade de Aveiro (UA) tem tido na área do mar, considerando que a “UA é uma das grandes instituições que temos no país e o ECOMARE é sem dúvida um projeto emblemático de grande valor, conhecido no espaço europeu e internacional”.
António Costa Silva explicou que o Governo tem trabalhado para ter uma “economia mais sustentável e resiliente” e, por isso, tudo o que está relacionado com a “economia do mar é absolutamente decisivo para o futuro”. Quando ao novo projeto, diz ver “um potencial imenso no trabalho que está a ser realizado” e que este projeto será “construtor do futuro”.
Com os olhos postos no futuro, o Ministro disse acreditar que “aquilo que vai salvar a espécie humana contra as alterações climáticas é a nossa capacidade de criar, inovar, desenvolver ideias novas”, deixando uma mensagem final: “temos que trabalhar sempre todos em conjunto, construir plataformas colaborativas, como a Universidade de Aveiro tem feito em múltiplas áreas. O ECOMARE é um exemplo, e é assim que faremos face aos problemas do futuro”.