Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

OE 2023

Navio de Investigação Mário Ruivo vai ter capacidades de pesquisa reforçadas

O Relatório do Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023) refere que, em 2023, o Governo vai aumentar as capacidades do Navio de Investigação Mário Ruivo com “a instalação de um conjunto de equipamentos técnico-científicos na área de pesquisa oceanográfica e pesca, por forma a dotá-lo com meios de última geração, que permitirão a realização autónoma das campanhas obrigatórias de investigação das pescas e de vigilância do ambiente marinho em todas as suas vertentes”.

Esta aquisição será financiada pelo programa Crescimento Azul (EEA-Grants) e pela componente C10 — Mar do Plano de Recuperação e Resiliência.

Realça o Relatório do OE 2023 que no período 2018-2022 foi realizado “um investimento importante” nos Laboratórios do IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “actualmente equipados para o cumprimento da sua missão, mas cuja acção se prolonga e complementa com os programas de infra-estruturas científicas dirigidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e se articula com os meios operados por toda a rede nacional de investigação”.

“Um papel importante nesta rede é assumido pelo Navio de Investigação Mário Ruivo, cuja operação ininterrupta tem permitido projectar a capacidade científica nacional em iniciativas de grande valor científico nomeadamente as financiadas pelo European Research Council”, acrescenta o documento.

O Programa Orçamental Economia e Mar integra um conjunto de medidas associadas à protecção e conservação; ao planeamento e ordenamento do espaço marítimo; à exploração sustentável dos recursos do mar; e à sua gestão e controlo, “na medida em que apenas um oceano saudável será capaz de, no longo prazo, suportar o desenvolvimento de uma economia azul sustentável, circular e inclusiva”.

fonte