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Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Número de Passageiros e Viaturas transportados pela Atlânticoline em 2022 ultrapassa os valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, a Atlânticoline, S.A. transportou 418.814 passageiros e 26.646 viaturas, o que representa um aumento de 2,21% e 73,25%, em relação a 2019, antes da pandemia.

Em 2022, a novidade na operação sazonal da Atlânticoline foi a introdução da Linha Laranja, operada pelo Cruzeiro do Canal, com duas viagens por dia, 5 dias por semana, que vigorou de 17 de junho a 18 de setembro. Francisco Bettencourt, vogal do Conselho de Administração da Atlânticoline explicou que o propósito desta linha, entre S.Roque do Pico e Velas, era criar uma oferta semelhante à que existe entre o Pico e Faial. Dados os valores registados, a Linha Laranja irá regressar em 2023.

Com o aligeirar das medidas de prevenção relacionadas com a Covid-19, a partir do dia 1 de novembro a Atlânticoline deixará de solicitar a identificação de passageiros para emissão de bilhetes de embarque em todas as rotas. Para as tarifas com descontos, continuará a ser necessário a apresentação de identificação para aquisição de bilhete e acesso ao embarque.

Na ocasião, Francisco Bettencourt reconheceu a dificuldade sentida pela empresa no cumprimento dos horários durante a época alta dado ao elevado movimento, a proximidade das viagens devido à sua maior multiplicidade, e a necessidade de identificação de todos os passageiros foram algumas das causas apontadas para os atrasos. A estas acresce, em muitas ocasiões, a necessidade de aguardar a chegada de ambulâncias, situação que, para o Administrador, importa sempre ressalvar, tendo em conta o papel essencial da transportadora marítima no apoio ao setor da Saúde nas ilhas do Triângulo.

Ainda assim, a Atlânticoline pretende minimizar ao máximo os atrasos. Com o inicio da época baixa, a empresa vai começar a suspender a venda de bilhetes para cada viagem nos cinco minutos que a antecedem. Desta forma, Francisco Bettencourt espera melhorar a pontualidade das viagens, e apela aos passageiros que procurem cumprir este pressuposto.

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