Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Grupo Sousa investe 28 milhões de euros na aquisição de navio porta-contentores
O Grupo Sousa, através do seu armador GS Lines, acaba de adquirir, e registar no Registo Internacional de Navios da Madeira (RINMAR), mais um navio porta-contentores com capacidade para 1.577 contentores, Tonelagem de Arqueação Bruta de 17.294 toneladas e com um comprimento de 172 metros.
Trata-se do navio Marine Taraba, construído em 2008, navio 'gémeo' do Raquel S, comprado em 2018 pela GS Lines e que, recorde-se, é até hoje o maior navio porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.
O navio, agora adquirido pelo Grupo Sousa, passará a chamar-se Ferdinanda S – em homenagem à mãe do fundador e detentor de 80% do capital, Chairman e CEO do Grupo, Luís Miguel Sousa - e será colocado nas linhas internacionais que o Grupo serve, nomeadamente as que ligam Portugal, Espanha, Canárias, Cabo Verde e Guiné Bissau.
O navio Ferdinanda S juntar-se-á, assim, aos restantes navios do Grupo Sousa: Raquel S, Rebecca S, Laura S, Funchalense 5 (todos eles navios porta-contentores), bem como ao ferry Lobo Marinho, que assegura as ligações diárias e regulares de passageiros e mercadorias entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
O valor que o Grupo Sousa investiu na aquisição do navio Ferdinanda S ascendeu a cerca de 28 milhões de euros.