Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Festival do Bacalhau anima Ílhavo, tendo a Noruega como país convidado

O Festival do Bacalhau de Ílhavo decorre até 14 de Agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, “palco da melhor gastronomia, onde o bacalhau é preparado, de mil e uma maneiras, por 14 associações locais, herdeiros do conhecimento de uma longa história associada à pesca do bacalhau”.

O “fiel amigo” é “rei e senhor” de degustações, provas, concursos e showcookings.

Nesta edição do Festival do Bacalhau, a Noruega é o país convidado e será representado pela Noorwegian Seafood Council, empresa pública responsável pela divulgação dos produtos noruegueses em todo o Mundo.

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, afirma que “o Festival do Bacalhau é um forte investimento na promoção da gastronomia, enquanto marca muito forte do território e da região, da economia local e da dinamização do tecido associativo”.

O autarca destaca ainda “as preocupações ambientais do evento e a possibilidade de visitação do Navio-Museu Santo André, um património museológico de pesca longínqua único, a nível nacional”.

O Festival do Bacalhau de 2022 representa um investimento de cerca de 400 mil euros da Câmara Municipal de Ílhavo e é organizado em conjunto com a Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Pão de Vale de Ílhavo

A par da gastronomia, onde o afamado pão de Vale de Ílhavo também marca presença, há artesanato, animação, de manhã à noite, com oficinas e actividades para as famílias e as tradicionais “Corrida Mais Louca da Ria” (13 de Agosto) e a “Volta ao Cais em Pasteleira” (14 de Agosto).

O Festival do Bacalhau convida também a visitar o Navio-Museu Santo André, atracado no Jardim Oudinot, que recentemente reabriu ao público com um novo projecto museográfico que transporta o visitante para uma viagem a bordo nos mares do Atlântico Norte e pela memória da pesca do bacalhau, com destaque para as visitas especiais e a apresentação da peça de teatro “Além dos Mares de Fim do Mundo”, nas noites de 11, 12 e 13 de Agosto.

As noites serão vividas, de forma especial, com concertos no palco principal: Bárbara Bandeira (11 de Agosto), UHF (12 de Agosto), Os Quatro e Meia (13 de Agosto) e Dulce Pontes (14 de Agosto).

O evento conta com um parque de estacionamento gratuito com 600 lugares, localizado entre o Ecomare e o Jardim Oudinot.

Pode consultar o programa do Festival do Bacalhau 2022 aqui.

fonte