Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CCMAR embarca em campanha científica ibérica sobre acidificação nos organismos marinhos

As investigadoras Emília Salgueiro, Lélia Matos, Andreia Rebotim participam na Campanha Científica CARBO-ACID - Eurofleets. a bordo da RV Ramon Margalef, que acontece neste mês de Agosto.

Este cruzeiro estabelece as bases para a investigação dos efeitos potenciais da acidificação nos organismos marinhos carbonatados (coccolitóforos, pterópodes, foraminíferos planctónicos e bentónicos, e corais) ao longo da costa ibérica.

A bordo irão recolher múltiplas amostras da coluna de água, plâncton, corais e sedimentos para avaliar, pela primeira vez ao longo da costa ibérica, os efeitos da acidificação em toda a coluna de água para a transição pré / pós-industrial.

Para tal, farão a recolha de dados oceanográficos e amostras de água, plâncton, corais de água fria e sedimentos durante uma época de afloramento, ao longo de dois transectos coincidindo com os dois filamentos de afloramento proeminentes da Margem Ibérica: os filamentos do Cabo Finisterra e do Esporão da Estremadura.

O estudo centrar-se-á nas variações do pH da água do mar nesta região costeira de afloramento sazonal durante a transição pré e pós-industrial (resolução temporal centenário a década) e os ciclos climáticos interglaciais/ glaciares.

Os resultados esperados deste cruzeiro permitirão comparar variações em diferentes escalas temporais e sob diferentes forcings (naturais vs. antropogénicos) e estimar a amplitude das mudanças futuras no oceano em termos de CO2.