Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
EM SEIS MESES
Mais de 160 mil pessoas visitaram o setor cultural da Marinha
Os órgãos de natureza cultural da Marinha receberam, entre janeiro e junho deste ano, a visita de 181 mil pessoas, uma média superior a 30 mil visitantes por mês. Nos últimos seis anos, o total acumulado de visitantes ultrapassa 1 milhão e 300 mil de pessoas.
O Museu e o Planetário de Marinha, em Belém, registaram mais de 70% do total de visitantes nos primeiros seis meses de 2022. O Museu de Marinha registou um total de 87 mil pessoas, uma média de mais de 14 mil visitantes mensais. Logo a seguir, o recém-renovado Planetário de Marinha recebeu 7 mil pessoas, que assistiram aos oito diferentes filmes em exibição. O emblemático Aquário Vasco da Gama, em Algés, completa o pódio, com cerca de 40 mil visitantes.
A Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, recebeu a bordo 11 mil e 800 visitantes entre janeiro e junho, revelando o sucesso que a antiga fragata da Marinha e quarto navio de guerra mais antigo do mundo tem junto do público.
O Arquivo Histórico, na Junqueira, e a Biblioteca Central de Marinha (BCM), nos Jerónimos, receberam cerca de mil pessoas. O arquivo digital “Archeevo” assinalou 60 mil visitas online.
Os seis pólos culturais abertos ao público registam uma afluência crescente e superaram já os valores pré-pandemia. No período homólogo em 2019, o total de visitantes cifrou-se nos 163 mil. No primeiro semestre deste ano atingiu-se os 180 793.
Nos últimos seis anos e meio, o total de visitantes aos órgãos de natureza cultural da Marinha chega a 1 milhão e 350 mil, uma média de 205 mil pessoas anualmente. Neste período, o recorde foi atingido em 2019, ano em que se registou um total de 329 mil visitantes ao setor cultural da Marinha.
A Comissão Cultural de Marinha é responsável pela abertura à sociedade, conservação, valorização e divulgação do património cultural, histórico e artístico da Marinha, que é também parte integrante da memória histórica portuguesa.