Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EM SEIS MESES

Mais de 160 mil pessoas visitaram o setor cultural da Marinha

Os órgãos de natureza cultural da Marinha receberam, entre janeiro e junho deste ano, a visita de 181 mil pessoas, uma média superior a 30 mil visitantes por mês. Nos últimos seis anos, o total acumulado de visitantes ultrapassa 1 milhão e 300 mil de pessoas.

​​O Museu e o Planetário de Marinha, em Belém, registaram mais de 70% do total de visitantes nos primeiros seis meses de 2022. O Museu de Marinha registou um total de 87 mil pessoas, uma média de mais de 14 mil visitantes mensais. Logo a seguir, o recém-renovado Planetário de Marinha recebeu 7 mil pessoas, que assistiram aos oito diferentes filmes em exibição. O emblemático Aquário Vasco da Gama, em Algés, completa o pódio, com cerca de 40 mil visitantes.

A Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, recebeu a bordo 11 mil e 800 visitantes entre janeiro e junho, revelando o sucesso que a antiga fragata da Marinha e quarto navio de guerra mais antigo do mundo tem junto do público.

O Arquivo Histórico, na Junqueira, e a Biblioteca Central de Marinha (BCM), nos Jerónimos, receberam cerca de mil pessoas. O arquivo digital “Archeevo” assinalou 60 mil visitas online.

Os seis pólos culturais abertos ao público registam uma afluência crescente e superaram já os valores pré-pandemia. No período homólogo em 2019, o total de visitantes cifrou-se nos 163 mil. No primeiro semestre deste ano atingiu-se os 180 793.

Nos últimos seis anos e meio, o total de visitantes aos órgãos de natureza cultural da Marinha chega a 1 milhão e 350 mil, uma média de 205 mil pessoas anualmente. Neste período, o recorde foi atingido em 2019, ano em que se registou um total de 329 mil visitantes ao setor cultural da Marinha.

A Comissão Cultural de Marinha é responsável pela abertura à sociedade, conservação, valorização e divulgação do património cultural, histórico e artístico da Marinha, que é também parte integrante da memória histórica portuguesa.​