Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Centrais solares flutuantes criadas por engenheiros portugueses do INEGI Porto apuradas para a final do Prémio Europeu do Inventor
Invenção permite captar mais 40% de energia solar e acelerar transição para a neutralidade carbónica. A SolarisFloat é a proprietária da patente.
Nuno Correia e Carla Gomes são os líderes da equipa nomeada para o prémio de inovação do Instituto Europeu de Patentes (IEP). A criação de um sistema de tracção para centrais solares flutuantes, que permite acompanhar a rotação do sol, e assim maximizar a captação de tal fonte energética, pôs esta equipa de engenheiros no grupo finalista para a atribuição do Prémio Europeu do Inventor deste ano.
Tal sistema permite a constituição de “ilhas” flutuantes com painéis fotovoltaicos que seguem a rotação do sol, captando 40% mais energia do que as tradicionais soluções estáticas. Além do mais, “é neutro em carbono, não ocupa espaço em terra, impede o crescimento de algas e preserva os recursos hídricos”, garantem os seus autores. Atributos que vão de encontro à desejada transição mundial para a neutralidade carbónica, uma vez que ao não ocupar espaço em terra, liberta terreno passível de ser usado para fins agrícolas, compensando assim a perda de solos afetados pela poluição ou a natural erosão.
Isto mesmo sublinhou António Campinos, presidente do IEP, no momento em que anunciou o grupo de finalistas: “Esta invenção é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ajudar a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e contribuir para uma utilização mais sustentável dos recursos da terra, ao mesmo tempo que encoraja o investimento em energias renováveis em larga escala.”