Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
REPRESENTAÇÃO DA AICEP - SUÉCIA
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022
A delegação da AICEP Portugal em Estocolmo esteve presente nas “blue talks” no âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022, organizada pelas embaixadas de Portugal e do Quénia. Esta conferencia foi moderada pela Fernanda Torre, CEO da “Next Agents”.
A sessão de abertura foi conduzida pelas embaixadoras das duas embaixadas mencionadas, Diana Kiambuthi e Sara Martins; e por três mulheres influentes na Suécia em temas relacionados com o ambiente: Johanna Lissinger Peitz, Andrew Hudson e Helen Ågren. Após o vídeo de apresentação da Conferência dos Oceanos, foram conduzidas várias discussões.
A primeira, sobre género e oceanos, foi orientada por três mulheres: Nancy Karigithu, Filipa Bessa, Maria Göthberg. A segunda, sobre inovação para lidar com desafios no oceano, foi orientada pela Mary Matthews, pela Karina Barquet, pelo capitão Carlos Santos Fernandes e pelo Jakob Kiefer. A última, sobre economia azul, foi conduzida pela Minna Epps, pela Ruth Mathews, pela Lucy Obungu e pelo Patrik Möller. Por fim, para concluir esta sessão, esteve presente a Isabella Lövin, presidente do conselho de administração do instituto do ambiente em Estocolmo.
Sendo a Suécia um país pioneiro da sustentabilidade e preocupação com o ambiente, e sendo as oradoras e oradores bastante ativos e influentes, consideramos que foi um evento muito oportuno e interessante. Consideramos ainda que a presença de Portugal em eventos como este é extremamente relevante e necessária.