Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Portos dos Açores adquire empilhador telescópico para o Porto de Ponta Delgada
Foi autorizada a celebração de um contrato entre a Região e a empresa pública Portos dos Açores, S.A., para a aquisição de diversos equipamentos portuários, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.
É assim promovida a aquisição de empilhadores de garfos de 33 toneladas e de 3,5 toneladas para o porto de Ponta Delgada; e a aquisição de um empilhador telescópio e de spreader automático para o porto de Ponta Delgada.
Foi também promovida a aquisição de empilhadores de garfos de 3,5 toneladas para os portos das Velas de São Jorge e de S. Roque do Pico; e a aquisição de empilhadores reach-stacker para o porto de São Roque do Pico.
A Região Autónoma dos Açores obriga-se a transferir para a Portos dos Açores, S.A., no ano de 2022, o montante de 714,1 mil euros que se estima suficiente para cobrir os custos com as aquisições objecto do presente contrato.
Este contrato é feito considerando que as infra-estruturas portuárias “são fundamentais para o desenvolvimento económico da Região”.
O Governo dos Açores e empresa pública Portos dos Açores estabelecem um segundo contrato-programa destinado a regular a promoção da reconversão da antiga gare da Madalena do Pico e requalificação dos armazéns, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.
O valor do contrato é de 215 mil euros, dos quais 15 mil euros pra investir em 2022 e 200 mil euros para investir em 2023.
Este contrato concretiza-se considerando que a Portos dos Açores “tem por missão promover as necessárias melhorias no sector portuário regional, por forma o possibilitar o acesso da generalidade dos cidadãos, em condições financeiras equilibradas, a bens e serviços essenciais”.