Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Há 28,5 milhões de euros para modernizar linha de Sines

A empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul foi esta terça-feira, 28 de Setembro, consignada pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao consórcio Sacyr Neopul, S.A./ Sacyr Somague, no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, num investimento de cerca de 28,5 milhões de euros.

Com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, foi assinado, numa cerimónia realizada ao início da tarde de ontem na sede da IP, o auto de consignação da obra, que foi adjudicada pelo valor de 28 528 518,27 euros.

A assinatura «marca o inicio dos trabalhos desta empreitada que tem como principais objetivos eliminar os atuais constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração e de segurança na Linha de Sines», diz as Infraestruturas de Portugal numa nota enviada às redações.

A empreitada consiste na modernização do atual canal ferroviário da Linha de Sines, troço entre Ermidas Sado e Sines, englobando, genericamente, trabalhos de vi férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores, restabelecimentos, construção de uma nova estação técnica e modernização de estações existentes, instalações fixas de tração elétrica, infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações, serviços afetados e medidas de minimização.

No âmbito desta empreitada «será efetuada a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, uma nova estação técnica ao quilómetro 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração», explica a IP.

Serão também a suprimidas as passagens de nível da Abela (Estrada N 390) e da Subestação de Santiago do Cacém (Estrada N 121), aos quilómetros 143,904 e 153,022, respetivamente,

O projeto global da “Ligação ferroviária Sines-Elvas”, inserida no Corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes (TEN-T), tem por objetivo «modernizar a infraestrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora Elvas, estabelecer uma ligação direta entre Sines e Badajoz em oposição ao trajeto atual», conclui.

fonte