Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portimão transforma antiga lota de Alvor em espaço cultural para preservar memória

Além da restauração da fachada e do interior do edifício, os trabalhos de valorização prevêem a instalação de dois quiosques interactivos e equipamento museográfico.

O município de Portimão vai requalificar o edifício da antiga lota de Alvor, transformando-o num espaço cultural polivalente, um investimento de mais de 280 mil euros comparticipado em 85% por fundos comunitários.

O projecto pretende restaurar, conservar e dinamizar o imóvel, para perpetuar os conhecimentos e transmissão de saberes da comunidade local, em articulação com o futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, avançou a Câmara de Portimão em comunicado.

O antigo ponto de comercialização de pescado através do método de leilão, conhecido como lota, “é um imóvel que simboliza um dos principais panteões do património piscatório edificado, histórico e cultural daquela vila algarvia”, refere o município.

Além da restauração da fachada e do interior do edifício, os trabalhos de valorização prevêem a instalação de dois quiosques interactivos e equipamento museográfico e de projecção, com informação em várias línguas sobre a história da pesca e da comercialização do pescado em lota.

“Um dos principais vectores será evocar a história da evolução da zona ribeirinha de Alvor, em termos da sua ocupação ao longo dos tempos e dos importantes espaços de memória que aí existiram, como a antiga estiva, os armazéns de trabalho dos pescadores ou as primeiras tascas, hoje convertidas em restaurantes”, lê-se na nota da autarquia.

Os hábitos gastronómicos e de consumo locais, a envolvente e paisagem ribeirinha, o património natural e a biodiversidade da Ria de Alvor serão também divulgados através dos equipamentos interactivos.

O projecto a desenvolver através do Museu de Portimão em articulação com a Unidade de Regeneração Urbana está orçado em 283 mil euros, no âmbito do programa Mar2020.

Segundo a autarquia do distrito de Faro, os planos passam também por integrar a antiga lota e a zona envolvente nos circuitos turísticos relacionados com o património cultural e de natureza, criando condições para pequenos passeios comentados pela Ria de Alvor sobre temas da sua história e vivências.

fonte