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Notícias

MARCO VALE

«Booking digital» será o grande desafio das agências de navegação

«A questão do booking, da reserva de carga nos navios», será um dos grandes desafios das agências de navegação, declarou Marco Vale, Managing Director da MSC Portugal, durante o webinar realizado pela ADFERSIT.

Ao abordar as oportunidades e desafios trazidos pelo advento da digitalização no sector marítimo, no âmbito do tema ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade‘, Marco Vale afirmou que o booking online será essencial para o progresso do sector – a celeridade e comodidade proporcionada ao cliente que pretende colocar a sua carga contentorizado em um determinado navio será crucial, e um grande desafio para as agências de navegação.

«O grande desafio das agências de navegação é integrar essa nova realidade de permitir ao cliente – que tem o seu contentor – poder marcar, reservar, determinado navio para determinada data com certo destino, num Domingo à tarde, sentado no seu sofá, através do seu computador, em vez de ter de esperar pela Segunda-feira para ligar ao agente local. É um grande desafio que abrange todos os players deste sector», explicou, lembrando que, no futuro, o processo será similar àquele de marcação de uma simples passagem aérea particular.

Este fenómeno trará aspectos positivos mas será necessário fomentar a conservação da ligação entre a companhia e os seus clientes. «Isto trará novos desafios de como, por exemplo, manter o engagement com o cliente. Isso continuará a ser importante, caso contrário, o cliente limita-se apenas a escolher o seu operador através de uma plataforma, e isso pode também não ser de todo positivo. Há que manter um mínimo de relação com o cliente. Mas o certo é que essa relação será certamente diferente», finalizou o Managing Director da MSC Portugal.

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