Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Portos portugueses andaram «sempre na linha da frente do processo de digitalização»
«Nos portos, andámos sempre na linha da frente na questão da digitalização: recordo que os portos deixaram de ter papel há quase 15 anos», vincou José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, durante webinar da ADFERSIT.
Digitalização com epicentro da JUL: dos portos para toda a cadeia logística
O especialista portuário abordou o tema da digitalização portuária e logística, lembrando que Portugal tem já um passado de evoluções de invejar. «Desde 2005 que não circula um papel nas operações de movimentação da carga. Isso colocou-nos na linha da frente dos portos europeus, detendo um processo que, hoje em dia, muitos deles ainda não conseguiram colocar em funcionamento. Houve uma grande resiliência nossa nessa altura, trazendo a alfândega para dentro dos processos do porto. Foi um grande passo, um caminho interessante», observou.
No epicentro da evolução do presente, está a Janela Única Logística (JUL), que faz evoluir a JUP ao hinterland e a outros actores do tecido logístico. «Trata-se de um processo dinâmico em que é preciso muita integração: integrar toda a cadeia logística no processo. O caminho que temos estado a seguir prende-se com a Janela Única Logística (JUL), que está a ser implementada. Estamos, com esta ferramenta, a estender toda a operação de digitalização, que fizemos no porto, a toda a cadeia logística», detalhou José Luís Cacho.
«Estamos a penetrar em todas as plataformas logísticas, já hoje em dia funciona, por exemplo, na Bobadela, onde também opera a Medway. Estamos a integrar também os operadores rodoviários e ferroviários; o caminho é continuar a integrar, chegar ao carregador, integrando toda a cadeia logística. É um caminho que está a avançar e que vai acelerar rapidamente», perspectivou o presidente da APS, chamando também à discussão do painel ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’ as potencialidades revolucionárias da tecnologia 5G.
«Penso que a tecnologia 5G vai ajudar a acelerar todo este processo, principalmente na parte da automação. A tecnologia 5g, que vai entrar em força, é muito importante para os processos de automação, não apenas para os portos, mas também para os camiões, comboios, enfim, todas as operações logísticas. Se calhar, daqui a dez anos, a realidade logística será completamente diferente», rematou.
fonte