Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal convida empresas do Japão a concorrerem ao terminal de Sines

O Ministro dos Negócios Estrangeiros português transmitiu quarta-feira ao homólogo do Japão o interesse de Portugal em ver empresas japonesas concorrer à construção do segundo terminal do Porto de Sines.

Augusto Santos Silva recebeu em Lisboa o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Toshimitsu Motegi, naquela que foi a primeira visita de um chefe da diplomacia do Japão a Portugal em 18 anos e que ocorre por ocasião do 160.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.

Evocando a consolidação das “relações culturais, políticas e económicas”, o ministro português salientou, em declarações à imprensa após o encontro, que o Japão “é atualmente um dos maiores investidores estrangeiros em Portugal”, onde está presente “no setor automóvel, agroalimentar e da energia”.

“O investimento japonês em Portugal tem contribuído muitíssimo para o crescimento da economia e do emprego”, disse Santos Silva.

“Por isso permiti-me aproveitar esta reunião para transmitir ao senhor ministro o pedido de divulgar junto das empresas japonesas ligadas ao setor portuário o interesse de Portugal em ver empresas japonesas e consórcios internacionais em que empresas japonesas estão presentes a concorrerem ao concurso que está em curso para o 2.º terminal do porto de Sines”, afirmou.

Na sua declaração, o ministro japonês não se referiu diretamente a Sines, mas evocou “vários projetos económicos” que abordou com Santos Silva, através dos quais disse esperar que os dois países possam “estreitar ainda mais as relações económicas”.

Portugal lançou em outubro um concurso internacional para a construção de um novo terminal de contentores em Sines, em relação ao qual China e Estados Unidos já manifestaram interesse.

fonte