Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE DOMINGO

APDL assinala o Dia Mundial do Turismo e aplaude todos os profissionais do sector

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), assinala hoje o Dia Mundial do Turismo com um aplauso a todos os profissionais de um dos sectores que mais tem sofrido com a quebra de receitas verificada nos últimos meses.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro, infraestruturas sob jurisdição da APDL, têm vindo a ser fortes impulsionadores do desenvolvimento económico na Região Norte de Portugal. Só na última década, Leixões foi porta de entrada de mais de 700 mil turistas a bordo de 795 navios de cruzeiro. Já o curso fluvial duriense tem vindo a receber mais de 1 milhão de turistas anualmente.

“Este ano estamos, naturalmente, a sentir as quebras de turistas e cruzeiros, nomeadamente em Leixões, espaço que está interdito à chegada de visitantes estrangeiros, segundo as diretrizes da Direção Geral de Saúde (DGS). Por isso, este ano e mais do que nunca, queremos saudar todos os trabalhadores deste setor e a demonstrar o total apoio e confiança de que tempos melhores virão e que voltaremos a honrar o território nacional enquanto destino de férias seguro e apelativo”, salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.

Em 2018, o Terminal de Cruzeiros de Leixões celebrou um ano recorde com 101 escalas e a chegada de cerca de 118 mil turistas.

Recorde-se que o Dia Mundial do Turismo, que este ano tem como tema “Turismo e Desenvolvimento Rural”, se celebra anualmente desde 1980 com o objetivo de chamar a atenção para a importância do setor em todo o mundo. Em Portugal, este setor representa 9% do emprego nacional e tem um peso de 14% no PIB.