Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos revisto por investigadores da Universidade de Évora

Os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UE) da Universidade de Évora (UÉ), Filipe Banha e Pedro Anastácio, integraram uma equipa de investigadores que reviu o conhecimento sobre comportamento emocional em organismos-modelo aquáticos, utilizando como objecto de estudo lagostins e peixes-zebra, espécies que têm uma considerável homologia genética, fisiológica e comportamental com mamíferos.

Os modelos animais experimentais representam uma valiosa ferramenta para estudar a neurobiologia do comportamento emocional e os seus mecanismos subjacentes aos distúrbios afectivos humanos, pelo que, neste artigo publicado no volume de Maio de 2020 da revista científica internacional Journal of Neuroscience Research, os autores abordam descobertas recentes sobre stress, ansiedade, agressividade e preferências sociais, e discutem como usar estes novos organismos-modelo no campo da psiquiatria biológica translacional, podendo facilitar assim a descoberta de novos medicamentos para o tratamento destes distúrbios emocionais.
Resposta emocional

Uma resposta emocional contém componentes subjectivas, comportamentais e fisiológicas, sendo que as duas últimas podem ser avaliadas em animais, tanto em espécies de vertebrados (como é o caso do peixe-zebra) como em invertebrados (por exemplo, os lagostins). As características etológicas das espécies analisadas, nomeadamente nos seus comportamentos anti predatórios e sociais, podem oferecer uma oportunidade para desenvolver ensaios comportamentais explica uma nota de imprensa da Universidade de Évora.

Encontrados em ambientes de água doce, os lagostins são animais que procuram criar domínio social. Já os peixes-zebra, nativos do sudeste da Ásia, são espécies altamente sociais cujo comportamento inato envolve a natação ordenada e sincronizada em cardumes que visa aumentar a probabilidade de um peixe individual se proteger dos predadores.

mais detalhes