Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES NA M24 | OUÇA O PODCAST
João Carvalho recorda a introdução da JUP no Porto de Sines
O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou o Cte. João Carvalho, da APS, para detalhar a entrada em funcionamento da JUP no Porto de Sines.
PARA OUVIR AQUI
Os primeiros anos da década de 2000 marcaram uma viragem no Porto de Sines; começava a preparar-se aquele que viria a ser um porto moderno e simplificado, oferecendo os mais elevados padrões de eficiência operacional assentes num conceito paperless. A JUP II entrou em produção no dia 9 de julho de 2009, integrando, na altura, cerca de 300 utilizadores e registando, nesse ano, aproximadamente 70.000 transações.
Onze anos volvidos, os números falam por si; cerca de 2000 utilizadores integrados e 80 milhões de transações digitais referentes a mais de 22.000 escalas. Sines continua a crescer, não só nas ligações ao foreland mas também com o hinterland, e hoje, a JUP II conecta o porto com 54 plataformas multimodais, suportando um tráfego de mais de 2.000 navios e 6.000 comboios por ano.
Em setembro próximo, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística, e a par dos restantes portos nacionais, Sines dará mais um passo determinante rumo à crescente digitalização e agilização da cadeia logística, com a integração dos modos de transporte terrestre – rodoviário e ferroviário, possibilitando o trace e tracking da carga até ao destino final, elevando assim os padrões de eficiência, fiabilidade e transparência do serviço prestado.
De olhos postos num futuro onde digitalização e inovação são variáveis essenciais para uma oferta mais competitiva, o Porto de Sines continuará a posicionar-se na linha da frente do desenvolvimento tecnológico, apto a dar resposta às crescentes exigências do shipping internacional e dos importadores e exportadores do seu hinterland.
O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines, produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.