Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Umweltbundesamt divulga estudo: frete ferroviário é 6 vezes mais «limpo» que o rodoviário

De acordo com um recente estudo divulgado pelo Umweltbundesamt – o departamento ambiental do governo alemão – cada comboio emitiu, em média, cerca de 18 gramas de dióxido de carbono por tonelada-quilómetro durante o decorrer do ano de 2018. Em comparação com o camião, estes números voltam a corroborar a importância de uma aposta sustentável nas potencialidades da ferrovia e da intermodalidade, vinca o organismo.

Isto porque, em média, as emissões de um camião foram muito maiores (no período em questão): cerca de 112 gramas de CO2 por quilómetro. Os cálculos, levados a cabo pelo próprio departamento ambiental germânico, demonstram assim que o meio ferroviário acaba por ser seis vezes mais «limpo» e amigo do ambiente que o método rodoviário. O transporte terrestre, frisou o Umweltbundesamt, também apresentou um desempenho relativamente positivo em termos de emissões de CO2, com 34 gramas por tonelada-quilómetro.

mais detalhes