Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ligação ferroviária «mais curta até Espanha» permitirá a Sines captar cargas do interior do país vizinho

Marco Vale, director-geral da MSC Portugal, concedeu uma entrevista ao Jornal de Negócios – a conversação, conduzida pela jornalista Maria João Babo, abordou o sempre debatido dossier da ferrovia nacional – e os recorrentes atrasos na execução dos investimentos programados pelo Executivo – e articulação e ligação do transporte ferroviário de mercadorias com o sistema portuário nacional e, mais especificamente, Sines.

Ligação «mais rápida até Espanha» dará maior competitividade à Medway e a Sines

Questionado sobre os efeitos dos atrasos nos projectos da ferrovia no grupo que integra o universo MSC, Marco Vale declarou: «A Medway já faz hoje uma ligação diária até Sevilha, mas havendo uma ligação mais rápida e curta até Espanha com o novo troço que vai ser feito poderemos ser competitivos ao ponto de trazer cargas do interior de Espanha, até de Madrid, para Sines».

«Estamos em Sines a carregar cargas que antes usavam o porto de Cádis, ou seja, estamos a retirar carga espanhola a um porto espanhol para trazer para um português. Ora reduzindo ainda mais a distância a Espanha ficamos ainda mais competitivos. Para serviços que vão para o outro lado do Atlântico se o navio em vez de ir a Valência parar em Sines são menos dois dias de viagem», explicou, detalhadamente, o director-geral da MSC Portugal.

mais detalhes