Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Navio patrulha oceânico regressou após 110 dias de missão
O NRP Viana do Castelo regressou esta sexta-feira à Base Naval de Lisboa após assegurar o dispositivo naval padrão da Marinha na Zona Marítima dos Açores, de abril a julho, período no qual navegou 750 horas e percorreu 6.950 milhas náuticas, cerca de 13 mil quilómetros.
Após mais de três meses em missão, o NRP Viana do Castelo, comandado pela capitão-tenente Vânia Carvalho (na foto), realizou ações no âmbito da busca e salvamento, tendo garantido a patrulha e vigilância da Zona Económica dos dos Açores, contribuindo para o exercício da autoridade do Estado no mar nas áreas de soberania e jurisdição nacional, e ainda, marcou presença junto das diversas comunidades das ilhas que constituem o arquipélago.
Esta presença permitiu uma proximidade às comunidades, materializada através da abertura do navio a visitas ao público, registando cerca de um milhar de visitantes. Adicionalmente, o NRP Viana do Castelo constituiu-se como um elemento importante nos eventos realizados no âmbito do Dia da Defesa Nacional 2019, tendo recebido a bordo a visita de 336 jovens das Ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Neste período o navio da Marinha executou ainda exercícios conjuntos com o Exército Português e com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (TOURO 19) e com a Força Aérea Portuguesa (FAP), nomeadamente através de exercícios com o helicóptero EH-101 presente na região.
Durante a missão destacam-se também as ações de controlo da atividade da pesca, nas quais foram detetadas 23 embarcações em situação de presumível infração, maioritariamente por estarem a operar sem possuir equipamentos de comunicações adequados e exigidos por lei na sua área de navegação, sem os dispositivos de segurança e salvamento essenciais para a salvaguarda da vida humana no mar (em falta ou em más condições), ou ainda sem a documentação exigida por lei, situações encaminhadas para a Autoridade Marítima Local.
O NRP João Roby rendeu o NRP Viana do Castelo e já iniciou a sua missão na Zona Marítima dos Açores.