Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ECONOMIA DO MAR ACELERA ENTRE 2015 E 2018:

EXPORTAÇÕES AUMENTAM 25%, VAB DAS EMPRESAS CRESCE 30% E MARINHA MERCANTE SOBE 94%

O crescimento da economia do mar está em elevada aceleração ao longo do quadriénio correspondente à última legislatura (2015-19). De acordo com a análise do Observatório da Economia Azul do Ministério do Mar, as exportações de bens do setor do mar em 2018 registaram um aumento de 25% relativamente a 2015. No último ano, o setor ‘azul’ registou mais de 2 mil milhões de euros em exportações (2 186 740 724€), quase 500 milhões a mais do que o valor alcançado em 2015 (1 753 761 953€).

O crescimento da Economia Azul nacional verifica-se também no Valor Acrescentado Bruto (VAB) das empresas do Setor do Mar. Segundo a análise do Observatório da Economia Azul do Ministério do Mar, em 2017 este valor representava 3,4% do VAB das empresas da Economia Nacional.

Para efeitos de comparação, em 2015 o mesmo indicador fixava-se 2,86%, denotando assim um aumento na ordem dos 30% em dois anos e perto do dobro quando comparado com a legislatura anterior. A manter-se este ritmo de crescimento, será possível alcançar a meta estabelecida pelo Ministra do Mar Ana Paula Vitorino para 2020: uma contribuição de 5% do setor do mar para o VAB da Economia Nacional.

Com efeito, a análise do Observatório da Economia Azul do Ministério do Mar (disponível em https://www.dgpm.mm.gov.pt/observatorio) demonstra uma rota de crescimento sustentado. A taxa de crescimento do VAB das empresas da Economia Azul em 2017 fixa-se, de resto, em 14,94, praticamente o dobro da taxa de crescimento do VAB das empresas da Economia Nacional (7,85%) e da taxa da legislatura anterior, o que é bem representativo da pulsão de desenvolvimento que o setor do mar em Portugal tem conhecido ao longo desta legislatura, fruto das políticas de fomento da capacitação da economia azul, como: Estratégia de aumento da competitividade portuária, da inovação em todos os setores do mar, das energias renováveis oceânicas, da aquacultura e da marinha mercante.

Entre as áreas do setor com maior crescimento entre 2015 e 2018, destaca-se em particular a marinha mercante, com um aumento de 94% do número de navios e de 269% do porte bruto (DWT), correspondente a mais 14 mil toneladas.

Também a atividade portuária registou um desenvolvimento assinalável no mesmo período com um aumento de 56% no movimento de carga Ro-Ro e de 20% no movimento de carga contentorizada.

Por fim, destaca-se também o crescimento da atividade de cruzeiros no continente, com um aumento de passageiros na ordem dos 21%, e o incremento das exportações dos produtos de pesca em 21%, correspondendo a um aumento do volume de exportações em quase 200 milhões de euros.