Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Equipa EMEPC participa na Campanha EXPLOSEA à Antártida

Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), estiveram na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME). A campanha na Antártida decorreu a bordo do navio espanhol BIO Hespérides (A33), ao largo das Ilhas da Decepcion e Livingston, no arquipélado de Shetland do Sul.

O objectivo do projecto EXPLOSEA é focado no estudo de emissões submarinas associadas a vulcanismo, para o qual a EMEPC contribuiu, para além de equipamento especializado, com experiência e conhecimento técnico na operação desses equipamentos para a recolha de dados. Foram feitos inúmeros perfis de CTD (condutividade, temperatura e profundidade), dragas, recolhidas amostras de água e gravados vídeos de alta resolução das zonas de estudo.

Foi uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizagem, porque os desafios operacionais foram enfrentados num ambiente mais extremo, com regras e procedimentos mais rígidos e que obrigaram a uma adaptação, mesmo para quem já tem algumas campanhas oceanográficas no currículo.

Página oficial do projecto: http://www.igme.es/explosea/index.html