Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR

Novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro

Reproduzimos comunicado emitido pelo Ministério do Mar a propósito do novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro, nomeado em Assembleia Geral da Empresa a 15 de Abril.

"O novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro S.A. tomou posse esta semana, liderado por Fátima Lopes Alves, no cargo de Presidente. A equipa que assumiu funções terça-feira integra ainda, como Administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.

O novo Conselho de Administração da APA foi alvo da devida apreciação da CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, órgão independente de qualquer partido político ou influência, o qual concedeu o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências.

O parecer final da CRESAP concluiu que Fátima Lopes Alves, nova Presidente do Conselho de Administração da APA, reúne «competências técnicas e comportamentais que sustentam uma apreciação muito positiva para o desempenho do cargo em causa», obtendo avaliação máxima em todos os doze indicadores avaliados. A mesma avaliação positiva foi feita pela CRESAP relativamente aos restantes três membros do novo Conselho de Administração da APA.

No momento da mudança, é também hora de reconhecer o trabalho realizado pelo anterior Conselho de Administração da APA, sempre em estreita colaboração e articulação com o Ministério do Mar, em particular com Isabel Moura Ramos que é hoje uma profunda conhecedora do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz e dos projetos de desenvolvimento que estão a ser levados a cabo nos dois enclaves portuários, com uma visão cada vez mais de complementaridade entre as valências das duas infra-estruturas, no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos do Continente 2016-2026.

Por último, importa realçar que não são reconhecidas quaisquer filiações partidárias à nova presidente da Administração do Porto de Aveiro, assim como a dois (Isabel Moura Ramos e Helder Vale Nogueira) dos restantes três elementos do novo Conselho de Administração. A filiação partidária não foi nem é critério de seleção ou de exclusão - prova evidente disso é o facto do anterior Conselho de Administração, nomeado pelo anterior Governo PSD, ter reconhecidas ligações ao partido em questão, o que não impediu que tenha continuado a realizar o seu trabalho durante mais de três anos de governação do atual Governo PS.


PS: Importa ainda realçar a formação académica e experiência profissional dos quatro elementos do novo Conselho de Administração da APA:

Fátima Lopes Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano (1995) pela Universidade de Aveiro, fez mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (1998) concluído na Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente com dissertação intitulada “Gestão Sustentável da Zona Costeira – contributos para um modelo de avaliação” (2006), e agregação em Ciências e Engenharia do Ambiente (2016), ambos na Universidade de Aveiro.

Desde 1993 que exerce funções no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, onde foi Colaboradora, Bolseira de Investigação, Monitora, Assistente Convidada (2003-2006), Professora Auxiliar Convidada (2006-2011), Professora Auxiliar (2012-2016) e onde é, desde 2017, Professora Auxiliar com Agregação.

Nas áreas do planeamento estratégico e ambiental e da gestão das zonas costeiras e marinhas tem experiência em estudos, em coordenação de instrumentos de planeamento estratégico, de gestão e desenvolvimento territorial, de âmbito local, regional e nacional, que exigem trabalho multidisciplinar, cooperação com diversas entidades e visão global do território e da estratégia de intervenção futura. Nesta matéria refira-se, por exemplo, os trabalhos desenvolvidos no Planeamento Estratégico e Ambiental na Ria de Aveiro - SECURia (2005/06), na Sociedade POLIS Litoral Ria de Aveiro (2009/10), no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (2008/10) e na Avaliação Ambiental Estratégica do PSOEM (2017/19).

A nível internacional refiram-se as funções de coordenadora institucional das equipas da Universidade de Aveiro em projetos Europeus de ordenamento e gestão do espaço marítimo, como o TPEA (2012/14) e o SIMNORAT (2017/19). Atualmente é coordenadora nacional (National Hub - Portugal) para o Mecanismo de Assistência ao Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, para a Comissão Europeia - DG MARE (2018/20).

No que reporta às temáticas do ordenamento do espaço marítimo e do ordenamento e gestão das zonas costeiras, tem diversas publicações em livros e revistas científicas, participações em vários projetos de investigação e consultoria, destacando-se, igualmente, as participações e intervenções como oradora em inúmeras conferências e fóruns de discussão.

Isabel Moura Ramos é licenciada em Economia, Pós-graduada em Gestão de Marketing, pós-graduada em Gestão de Informação (2007), pela Universidade de Aveiro. Frequentou o Programa Doutoral em Estratégia e Marketing pela Universidade de Aveiro, UM e UBI.

Isabel Moura Ramos tem desenvolvido, desde 2001, a sua atividade no setor portuário e marítimo, desempenhando funções de assessoria e coordenação como Técnica Superior na Área de Desenvolvimento de Negócios na APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. (2000-2014) e na APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz, S.A. (2009-2013).

Em 2014 assumiu funções como Técnica Superior na Direção de Terminais Portuários e Logística da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A..

Em 2015 foi eleita Diretora Executiva da Shortsea Portugal - Associação Portuguesa de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, cargo que desempenhou até 2017, altura em que ingressou no Ministério do Mar, como Assessora para o setor portuário e marítimo de Ana Paula Vitorino.

Nuno Marques Pereira é licenciado em Direito (2000) e Mestre em Direito Administrativo (2011), ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem o Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Políticas Públicas (2014), pelo Departamento de Ciências Socias, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. Fez pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente (2005), na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem o Curso Avançado em Gestão Pública (2006), pelo Instituto Nacional de Administração.

O seu percurso profissional inclui o desempenho de funções técnicas, de assessoria, de direção executiva, de investigação e docência e também de eleito local. Refira-se, nomeadamente o desempenho de funções como Vice-presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), I.P. (2006-2010); Vogal Executivo do Conselho de Administração da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (2010-2012); Investigador no Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) da Escola de Direito da Universidade do Minho (2012-2014); Assistente Convidado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (2014-2016); Técnico Especialista no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa (2016-2018) e Adjunto no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Cultura (desde outubro de 2018). Desde outubro de 2009 que é Vogal da Assembleia Municipal de Aveiro, e desde outubro de 2013 que é Vogal da Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro.

Hélder Vale Nogueira é licenciado em Economia (1991) pela Universidade do Porto. Fez pós-graduação em Gestão de Marketing (1993), na Universidade de Aveiro. Tem formação complementar como Mediador de Seguros.

No capítulo profissional, Helder Vale Nogueira tem desenvolvido, desde 2011, a sua atividade na área dos Seguros, com desempenho de funções de direção e gestão, assumindo responsabilidades no âmbito do planeamento, controle e financeiro. Foi Diretor de duas delegações da Companhia de Seguros Generali, no Porto (1997-2011) e em Aveiro (2012-2015).

Desde 2017 que é Diretor-Geral da Digital Seguros, S.A., no Porto. Exerceu funções como docente na Universidade Fernando Pessoa (1995-2002) e na Universidade Católica do Porto-Business Scholl (2013-2014)."

 

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~